Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais

Autores

  • Arthur Heredia Crespo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Ciências e Letras
  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Faculdade de Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372135170

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de alemão, ensino intercultural, falante intercultural, materiais audiovisuais

Resumo

Os materiais audiovisuais, como filmes e seriados, proporcionam ao professor a oportunidade de apontar exemplos de diferentes tipos de falantes da língua-alvo: tanto falantes nativos (comumente tomados como modelo) quanto interculturais (HOUSE 2007), sendo estes falantes não nativos que se apropriaram adequadamente da língua estrangeira para a comunicação. Apresentar falantes interculturais ao aluno é importante para que ele possa romper com a concepção de falante nativo ideal como modelo de aprendizagem (RAJAGOPALAN 2012); por essa razão, é imprescindível que esse tipo de personagem seja representado adequadamente em seriados e filmes. Tendo isso em vista, pretendemos analisar, neste trabalho, os seriados Erste Wege in Deutschland e Jojo sucht das Glück, no que se refere a suas protagonistas (ambas, supostamente, falantes interculturais). Foram analisados, respectivamente, dois e cinco episódios das séries, buscando refletir sobre as protagonistas com base na caracterização de falante intercultural nos estudos da área (BYRAM, GRIBKOVA E STARKEY 2002; HOUSE 2007; OLIVEIRA 2012). Os resultados apontam para uma representação artificial dessas personagens, pois elas reproduzem, de forma geral, características típicas de um falante idealizado, o qual gera imagens estereotipadas da língua-alvo.

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Publicado

2018-07-03

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Artigos

Como Citar

Protagonistas de séries voltadas para a aprendizagem de alemão: uma análise da representação de falantes interculturais. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 35, p. 144–169, 2018. DOI: 10.11606/1982-88372135170. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/147888.. Acesso em: 28 mar. 2024.