Filmes de curta-metragem em aula de alemão como língua estrangeira em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837254789

Palavras-chave:

Filmes de curta-metragem, Filmes em aulas de ALE, Linguagem cinematográfica, Competência fílmica, Pandemia Covid-19

Resumo

O presente trabalho discute propostas didáticas realizadas em aulas do ensino de alemão durante a pandemia de Covid-19, com formato exclusivamente online, para um público universitário brasileiro através do uso de filmes de curta-metragem. O principal objetivo das aulas foi estimular o aprendizado da competência fílmica, focalizando os elementos estéticos da mídia, e, como objetivos específicos, possibilitar o aprendizado de vocabulário; promover a exposição de aspectos culturais alemães em um contexto autêntico, assim como, estimular discussões na língua estrangeira sobre diferentes interpretações acerca dos filmes de curta-metragem. O trabalho procura demonstrar, ademais, através de exemplos concretos para a sala de aula, que a inserção de curtas-metragens no ensino de língua estrangeira em ambiente virtual possui um grande potencial motivacional e, devido ao caráter autêntico da mídia, possibilita a identificação do/a aluno/a com o conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAHAM, Ulf. Kurzspielfilme im Deutschunterricht. Praxis Deutsch. Zeitschrift für den Deutschunterricht, v. 237, 4-14, 2013.

ARAÚJO, Alda Regina; VOSS, Rita de Cássia Ribeiro. Cinema em sala de aula: identificação e projeção no ensino/aprendizagem da língua inglesa. Conexão: Comunicação e Cultura, UCS/Caxias do Sul, v. 8, n. 15, 119-130, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/117/108 (30/05/2022).

ALCÂNTARA, Jean Carlos Dourado de. Curta-metragem: Gênero discursivo propiciador de práticas multiletradas. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/329/1/DISS_2014_Jean%20Carlos%20Dourado%20de%20Alcantara.pdf (12/01/2021).

BADSTÜBNER-KIZIK, Camilla. Text – Bild – Klang. Ästhetisches Lernen im mehrsprachigen Medienverbund. In: BERNSTEIN, Niels; LERCHNER, Charlotte (Org.). Ästhetisches Lernen im DaF-/DaZ-Unterricht: Literatur, Theater, bildende Kunst, Musik, Film. 93. ed. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2014, 297-312.

BALLSTAEDT, Steffen-Peter. Kognition und Wahrnehmung in der Informations- und Wissensgesellschaft, Konsequenzen gesellschaftlicher Veränderungen für die Psyche. In: KÜBLER, Hans-Dieter; ELLING, Elmar (Org.). Wissensgesellschaft. Neue Medien und ihre Konsequenzen. Bonn: Bundeszentrale für politische Bildung, 2004.

BERNSTEIN, Niels; LERCHNER, Charlotte (Org.). Ästhetisches Lernen im DaF-/DaZ-Unterricht: Literatur, Theater, bildende Kunst, Musik, Film. 93. ed. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2014.

BIECHELE, Barbara. Lust auf Film heißt Lust auf Lernen - Der Einsatz des Mediums Film im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Wien: Praesens Verlag, 2010.

BLELL, Gabriele; LÜTGE, Christiane. Sehen, Hören, Verstehen und Handeln: Filme im Fremdsprachenunterricht. Praxis Fremdsprachenunterricht. 6. ed., 2004, 402-405.

BLELL, Gabriele; SURKAMP, Carola. (Fremd-)Sprachenlernen mit Film: Theoretische Grundlagen und praxisorientierte Anwendungen für einen kompetenz- und aufgabenorientierten Fremdsprachenunterricht am Beispiel von Jim Jarmuschs „Night on Earth“. Fremdsprachen Lehren und Lernen (FLuL), v. 45, n. 1, 8-32, 2016. Disponível em: http://elibrary.narr.digital/article/99.125005/flul201610008 (16/01/2022).

Butter Brioche. Direção: Christopher Kaufmann. Produção: Karsten Schmied. Alemanha: Hamburg Media School, 2015 (6:27 min.).

CARDOSO, Felipe Negreli. De Méliès à Cabret: O Primeiro Cinema e Cinema das Atrações em A Invenção de Hugo Cabret (Martin Scorsese, 2010). Curitiba: 2014.

CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Fronteiras do Pensamento, 2020. Disponível em: https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal?fbclid=IwAR1iTxx5DuuO- wpo4CFM3a6IeCsfgk5GLOZ6CpGxbL6gjZSaicpLLvI0Hng (16/01/2022).

CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebecai. Ensino de Línguas em Tempos de Pandemia: Experiências com Tecnologias em Ambientes Virtuais. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, 112-140, 2020.

HAHN, Natalia. Filmbildung im deutschdidaktischen und im DaF-didaktischen Handlungsfeld: eine kontrastive Perspektive. In: WELKE, Tina; FAISTAUER, Renate (Org.). Film im DaF/DaZ-Unterricht. Beiträge der XV. IDT Bozen. Wien: Praesens-Verlag, 2015, 13-38.

HARMS, Michael. Augen auf im Fremdsprachenunterricht – psychologische und didaktische Aspekte des Lernens mit Bildmedien. In: DUXA, Susanne; HU, Adelheid; SCHMENT, Barbara (Org.). Grenzen überschreiten. Menschen, Sprachen, Kulturen, Festschrift für Inge C. Schwerdtfeger. Tübingen: Narr, 2005, 245-256.

HENRIQUE, Trazíbulo. Covid-19 e a internet (ou estou em isolamento social físico). Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, n. 3, 173-176, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2KMPtG5 (10/01/2022).

HIERONIMUS, Marc (Org.). Visuelle Medien im DaF-Unterricht. Materialien Deutsch als Fremdsprache, 90. Ed. Universitätsverlag Göttingen: 2014.

LAY, Tristan. Filme sehen lernen. Filmspezifische Arbeit im Fremdsprachenunterricht am Beispiel von Rolf Schübels Film Ein Lied von Liebe und Tod – Gloomy Sunday (1999). GFL – German as a foreign language, v. 10, n.1, 108-153, 2009a.

LAY, Tristan. Film und Video im Fremdsprachenunterricht. Eine empirisch quantitative Erhebung zur didaktisch-methodischen Implementierung filmspezifischer Arbeit im universitären Deutschstudium Taiwans. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht Didaktik und Methodik im Bereich Deutsch als Fremdsprache, v. 14, n. 1, 107-153, 2009b.

LAY, Tristan; KOREIK, Uwe and WELKE, Tina. Filme im DaF-/DaZ-Unterricht: Einführung in das Themenheft. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 45, n. 1, 1-6, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1515/infodaf-2018-0004 (11/01/2022).

LEITZKE-UNGERER, Eva. Film im Fremdsprachenunterricht: Herausforderungen, Chancen und Ziele. In: LEITZKE-UNGERER, Eva (Org.). Film im Fremdsprachenunterricht: Literarische Stoffe, interkulturelle Ziele, mediale Wirkung. Stuttgart: Ibidem-Verlag, 2009, 11- 32.

MARIANO, Thiago Viti; LORKE, Franziska. In der Kürze liegt die Würze! Curtas-metragens no ensino de alemão como língua estrangeira. In: NAUIACK-PORTINHO, Catarina; BOHUNOVSKY, Ruth; WRUCK, Virginia (Org.). Ensinar alemão no Brasil: percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 173-195, 2021.

MARQUES, Lívia dos Santos; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. Uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 33, 64-86, 2018.

MARTIN, Marcel, A Linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. DaF und digitale Medien: ein Interview mit Dietmar Rösler. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 42, 11-21, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176690 (11/01/2022).

MENEZES, Vinicius Iuri de; COSTA, Lorinisa Knaak da; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Tecnologias Digitais: ação colaborativa em tempos de pandemia na formação de professores. RevistAleph, v.2, n. 37, 140-155, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/issue/view/2508/649 (08/03/2022).

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

NASCIMENTO, Iracema Santos do; SANTOS, Patrícia Cerqueira dos. A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Caderno de Administração, n. 28, 122-130, 2020.

NÜNNING, Ansgar; SURKAMP, Carola. Englische Literatur unterrichten 1: Grundlagen und Methoden. Seelze-Velber: Kallmeyer, 2006.

RIOULT, Nina; MARRON, Adilson; PEREIRA, Telma. Aulas virtuais: uma discussão sobre a interação no aprendizado de língua estrangeira em tempos de pandemia. Signo, v. 46, n. 85, 108-121, 2021.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais: introdução ao dossiê temático. Pandaemonium Germanicum, v. 24, n. 42, 1-5, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176688 (11/012022).

RUßEGGER, Arno. Nulla dies sine kinema. Eine kleine Einführung in die Filmanalyse in sechs Abschnitten. ide - Informationen zur Deutschdidaktik Zeitschrift für den Deutschunterricht in Wissenschaft und Schule, v. 27, n. 4, 17-35, 2003.

SASS, Anne. Film im Unterricht - Sehen(d) lernen. Fremdsprache Deutsch. Zeitschrift für die Praxis des Deutschunterrichts, v. 36, 5-13, 2007.

SCHWERDTFEGER, Inge Christine. Sehen und Verstehen. Zur Arbeit mit Film und Video im Fremdsprachenunterricht. Fremdsprachenunterricht in Theorie und Praxis, 1989.

SÓL, Vanderlice dos Santos Andrade. O Uso de filmes e séries na sala de aula: Da operação “Tapa-Buracos” ao despertar do desejo de falar inglês. In: OLIVEIRA, Shirlene Bemfica de; SÓL, Vanderlice dos Santos Andrade (Org.). Multiletramentos no Ensino de Inglês: Experiências da Escola Regular Contemporânea. Ouro Preto: IFMG, 2016, 17-41.

SURKAMP, Carola. Filmkompetenz. In: SURKAMP, Carola (Org.). Metzler Lexikon Fremdsprachendidaktik: Ansätze-Methoden-Grundbegriffe. 2. ed. Stuttgart: Springer-Verlag, 2017, 77-78.

Wartezeit. Direção: Clara Stern. Produção: Yana Eresina. Áustria: Filmakademie Wien, 2016 (10 min.).

WELKE, Tina. Ein Plädoyer für die Arbeit mit Kurzfilmen im Unterricht. Fremdsprache Deutsch. Zeitschrift für die Praxis des Deutschunterrichts, v. 36, 21-25, 2007.

WERNER, Theres. E-Learning cooperativo e colaborativo na aula de língua estrangeira. In: MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria (Org.). Ensino De Línguas E Tecnologias Móveis: Políticas Públicas, Conceitos, Pesquisas E Práticas Em Foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018, 269-283

Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://ojs.tujournals.ulb.tu-darmstadt.de/index.php/zif/issue/view/12 (11/01/2022).

Downloads

Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas

Como Citar

Filmes de curta-metragem em aula de alemão como língua estrangeira em tempos de pandemia . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-8837254789. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/199745.. Acesso em: 28 mar. 2024.