Ensino remoto de fonética e fonologia da língua alemã: algumas experiências práticas no contexto universitário durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372547199

Palavras-chave:

Ensino remoto, Experiências práticas, Fonética e fonologia da língua alemã

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o andamento dos trabalhos de ensino remoto realizados no âmbito da disciplina de Fonética e Fonologia da Língua Alemã, ministrada no Curso de Letras Português – Alemão da Universidade Federal do Ceará, como componente obrigatória de ensino. Nossa fundamentação teórica pauta-se em autores das áreas de Fonética e Fonologia da Língua Alemã (Dieling; Hirschfeld, 1995; Mangold, 2015), de Fonética Contrastiva (Langer, 2004), de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira (Bausch; Christ; Hüllen; Krumm, 1991), bem como no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Conselho da Europa, 2001; Klett 2020). Mediante a descrição de algumas tarefas realizadas na sala de aula remota, apresentamos a trajetória da disciplina objeto deste artigo durante os dois anos de pandemia compreendidos entre 2020 e 2022. Nossos resultados apontam para os desafios enfrentados por docentes e discentes envolvidos, mas também para relatos em que se destacam, por um lado, experiências exitosas e, por outro, situações-limite em que o ensino presencial teria sido preferencial.

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Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Dossiê: Ensino remoto de língua alemã - sobre aprendizagens e perspectivas

Como Citar

Ensino remoto de fonética e fonologia da língua alemã: algumas experiências práticas no contexto universitário durante a pandemia. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 25, n. 47, 2022. DOI: 10.11606/1982-88372547199. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/199771.. Acesso em: 28 mar. 2024.