Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de pós-graduação em Letras (Língua e Literatura Alemã) no Brasil

Autores

  • Elisângela Redel Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Franciele Martiny Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • André Garcia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837223897

Palavras-chave:

Crenças discentes, curso de pós-graduação em língua e literatura alemã, motivações e expectativas profissionais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as motivações e expectativas profissionais dos estudantes do curso de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã de uma universidade pública brasileira no estado de São Paulo. A investigação foi realizada com base em um questionário respondido por 20 discentes do curso de pós-graduação dos programas de mestrado e doutorado daquela instituição em 2017, visando identificar os motivos que os levaram a optar por essa carreira e suas perspectivas de desenvolvimento profissional na área. A fundamentação teórica advém da perspectiva dos estudos de crenças discentes (SILVA 2007; BARCELOS 2001), mais especificamente dos estudos de crenças de alunos acerca da aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia da pesquisa corresponde a um paradigma híbrido (MAYRING 2015; KUCKARTZ 2014; 2016) com características de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que os participantes do contexto investigado são, em grande parte, jovens com o desejo de atuar no ensino superior na área de sua formação. Porém, mesmo que o programa em que participam atenda de modo geral suas expectativas, há preocupações a respeito das dificuldades enfrentadas pela educação brasileira atual, algo que se expressa principalmente pela baixa valorização do papel e função docentes.

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Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de pós-graduação em Letras (Língua e Literatura Alemã) no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 22, n. 38, p. 97–121, 2019. DOI: 10.11606/1982-8837223897. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/158862.. Acesso em: 28 mar. 2024.