(Inter)relações entre práticas de letramentos na escrita de narrativas em alemão e em português por crianças que vivem em contexto de alemão como língua de herança familiar

Autores

  • Emilia Rosenbrock Colégio Cônsul Carlos Renaux
  • Maristela Pereira Fritzen Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Programa de Pós-Graduação
  • Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Letras, Programa de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372133136

Palavras-chave:

Narrativas escritas, letramentos, língua alemã, contextos bi/multilíngues, políticas linguísticas

Resumo

Este artigo aborda parte dos resultados de uma pesquisa mais abrangente que objetivou compreender (inter)relações que se estabelecem entre práticas de leitura e escrita em alemão e em português de crianças do Ensino Fundamental e o contexto de língua de herança em que estão inseridas. Quanto à dimensão teórica, o estudo filia-se à área da Linguística Aplicada em diálogo com a Educação em contextos interculturais. A pesquisa, de base qualitativo-interpretativista, teve como locus uma escola municipal, em zona rural do município de Blumenau, Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas propostas de produção de narrativas escritas, uma em português e outra em alemão. Os resultados sugerem que (i) as crianças têm domínio restrito de uma estrutura narrativa e aplicam-na parcialmente nas produções em ambas as línguas; (ii) o vocabulário e as estruturas gramaticais são característicos das práticas linguageiras cotidianas; iii) os estudantes desconhecem ou não internalizaram regras ortográficas, especialmente da língua alemã. A partir dos resultados da pesquisa afirma-se a importância de se garantir, na educação formal, o aprendizado da língua de herança, ao lado do português, em contextos bi/multilíngues similares.

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Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSENBROCK, Emilia; FRITZEN, Maristela Pereira; HEINIG, Otília Lizete de Oliveira Martins. (Inter)relações entre práticas de letramentos na escrita de narrativas em alemão e em português por crianças que vivem em contexto de alemão como língua de herança familiar. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 33, p. 136–164, 2017. DOI: 10.11606/1982-88372133136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/140884.. Acesso em: 18 abr. 2024.