Neodesenvolvimentismo, neoliberalismo e a correlação de forças nos governos Lula e Dilma

Autores

  • Marco Antonio Bestetti Paccola Universidade Estadual de Campinas
  • Giovanni Antonio Pinto Alves Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153655

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo, Lulismo, Luta de classes

Resumo

O artigo visa analisar o modelo político-econômico neodesenvolvimentista, buscando desnudar a correlação de forças que possibilitou sua implantação e que levou a mudanças significativas no contexto nacional. Procuramos relacionar a política econômica do governo, ao longo dos últimos anos, com os movimentos das frações da classe dominante brasileira, a conjuntura internacional e o desempenho econômico que tem influenciado diretamente estas políticas. Assim, busca-se demonstrar que a política nacional foi determinada, neste período, principalmente pela disputa entre setores da classe dominante. Disputa esta que se realizou devido à contestação da hegemonia neoliberal no Brasil, sustentada pela fração financeira e que passou a ser contrabalanceada por uma política neodesenvolvimentista, que buscou, no governo federal e na cooptação das classes subalternas, romper com o domínio dos setores financeiros. Esta disputa leva o país a uma crise política de grandes proporções, que culminou na queda do governo Dilma e na erosão do neodesenvolvimentismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marco Antonio Bestetti Paccola, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor da Universidade Estadual do centro oeste (Unicentro).

  • Giovanni Antonio Pinto Alves, Universidade Estadual Paulista

    Professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do programa de doutorado em ciências sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

Paccola, M. A. B., & Alves, G. A. P. (2018). Neodesenvolvimentismo, neoliberalismo e a correlação de forças nos governos Lula e Dilma. Plural, 25(2), 269-281. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153655