Configurações e transformações do ensino jurídico em cursos de elite no Estado de São Paulo, de 2007 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.192513

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Campo jurídico, Ensino superior, Sociologia da educação, Sociologia do Direito

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as confi gurações e as transformações do ensino em cursos de graduação em Direito de elite no Estado de São Paulo entre os anos de 2007 e 2018. Para tanto analisa os 11 Projetos Político-Pedagógicos editados no período pelas 6 faculdades de Direito mais reputadas no país, assim como as 703 disciplinas obrigatórias criadas por esses documentos, e os currículos lattes de seus 672 docentes. A partir desses dados foi possível traçar perfis em relação ao modo de reprodução desses cursos e ao capital cultural que eles idealmente transmitem ao alunato. A conclusão do trabalho se dá com o cruzamento destes perfis, que permite revelar traços concretos da  dinâmica de concorrência e de divisão social do trabalho de dominação no polo dominante do subcampo jurídico-acadêmico paulista.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Dossiê Transformações recentes na educação superior brasileira

Como Citar

Fernandes Júnior, J. G. B. . (2022). Configurações e transformações do ensino jurídico em cursos de elite no Estado de São Paulo, de 2007 a 2018. Plural, 29(01), 121-141. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.192513