Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197113

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de Ações Afirmativas, Cotas Raciais, Racismo

Resumo

Este artigo é parte da tese de doutorado “Pedagogia a lápis cor de pele: educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo” e recupera o histórico de inserção das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, evidenciando alguns tensionamentos existentes entre demandas dos movimentos negros e resistências institucionais de universidades públicas localizadas em São Paulo. Metodologicamente, foram acessadas pesquisas científicas sobre educação das relações étnico-raciais e ensino superior e, por meio de análise documental, legislações sobre políticas de ações afirmativas e atas de reuniões institucionais. A análise revelou a presença de resistências institucionais para a consolidação do acesso ao ensino superior das populações negras e indígenas. As considerações finais apontam a produção de políticas de permanência para estudantes negros e indígenas como um dos grandes desafios para a democratização do ensino superior público.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Dossiê Transformações recentes na educação superior brasileira

Como Citar

Silva, M. M. de C. (2022). Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta. Plural, 29(01), 101-120. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197113