As estratégias de resistência e enfrentamentos: desdobramentos na consolidação dos Coletivos de Estudantes Negros(as) nas universidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197133

Palavras-chave:

Estudantes negros(as), Coletivos de estudantes negros(a), Universidade pública, Desigualdade racial

Resumo

Por mais que se tenha ampliado a entrada de estudantes autodeclarados pretos e pardos no ensino superior no Brasil, o governo não ofereceu todos os recursos necessários para que as ações afirmativas fossem de fato concretizadas. Muitos(as) estudantes negros(as) precisam, constantemente, lutar pela permanência nas universidades e relatam um sentimento de não pertencimento ao espaço. Com a pandemia do novo coronavírus, o processo de ensino e aprendizagem precisou passar por adequações e aprimoramentos a partir da incorporação de aulas na modalidade on-line, consequentemente, isso escancarou as desigualdades raciais existentes na educação superior. Diante desse contexto, reflito as estratégias de resistência dos estudantes que realizam sua agência política em torno da categoria negro e os seus desdobramentos na consolidação dos coletivos de estudantes negros(as) nas universidades públicas, federais e estaduais, brasileiras.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Dossiê Transformações recentes na educação superior brasileira

Como Citar

Trindade, L. R. da. (2022). As estratégias de resistência e enfrentamentos: desdobramentos na consolidação dos Coletivos de Estudantes Negros(as) nas universidades brasileiras. Plural, 29(01), 80-100. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197133