Ocupação como texto: notas sobre as gramáticas de ação política de estudantes cearenses em 2016
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230063Palavras-chave:
ocupação, textualidade, Ceará, movimento estudantil, FacebookResumo
Após as jornadas de junho de 2013 e as ampliações de incursões em plataformas digitais para processos de mobilização social no Brasil, vivemos, em 2016, uma onda de manifestações mobilizadas em torno da #ocupatudo que expressava o descontentamento frente ao contexto de pós-impeachment. Para além do reconhecimento de que a adesão a tais plataformas reconfigura as dinâmicas dos movimentos sociais, tem nos interessado investigar as transformações em torno da forma de atuação política e, frente a este último caso, considerando as particularidades destas iniciativas de desobediência civil. Para isso, nos interessa tomá-las como um texto resultante de uma escrita política para, assim, mirarmos e discutirmos as relações entre dinâmicas online e offline que estruturaram as ocupações.
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