As Jornadas de 2013 no Pará: a socialização política de jovens militantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230436

Palavras-chave:

Jornadas de 2013. , Jornadas no Pará. , Subjetivação Política. , Socialização Política. , Interseccionalidade.

Resumo

Este artigo analisa as Jornadas de 2013 no Pará como parte de um ciclo global de protestos, integrando os resultados da terceira fase da pesquisa nacional “NOME DA PESQUISA”. A partir da análise das especificidades regionais e das experiências de jovens militantes, destacamos aspectos comuns e particulares do movimento. Teoricamente, retomamos as conceituações de dialética da juventude (Groppo), subjetivação política (Rancière), e socialização política (Tomizaki). As entrevistas semiestruturadas com militantes e uma pesquisadora local ressaltam a relevância das pautas interseccionais e a participação nas Jornadas como parte da socialização política.

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Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Felizardo Junior, Universidade Estadual de Minas Gerais

    Doutor em Educação e Cultura (UFMG- 2017). Mestre em Educação - Sociedade Educação e Movimentos Sociais (UFMG - 2007) com especialização em Ensino de Ciências da Natureza (UFMG-1999), licenciado em Química e em Pedagogia. Atualmente é professor de Didática e Processos avaliação (UEMG - Campanha) tendo coordenado o Curso de Pedagogia de 2021 à 2023. Foi militante de Movimento Negro Nacional e atualmente é ativista das causas étnico culturais, raciais e direitos civis e humanos. Nas pesquisas focaliza os estudos das Juventudes e educação; Educação intergeracional geracional e coetâneas, relações étnico raciais, culturais e educação.

  • Crisolita Gonçalves dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Doutora em Educação- Linhas Políticas Públicas em Educação (2013-2017 ) pela UFPA. Mestra em Educação na UFPA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000). É especialista em gestão Escolar pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará Campus Abaetetuba, na Faculdade de Educação e Ciências Sociais. Suas atividades de Pesquisa voltam-se para as Políticas Públicas em Educação, Violência Escolar, Gestão e organização Escolar, Juventude e Ensino Médio, Educação e Trabalho. É membro do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação GEPTE/UFPA.

  • Josefa Alexandrina da Silva, Universidade Federal de Alfenas

    Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora na educação básica e participou da equipe técnica de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação. Foi professora substituta de Práticas em Educação; Ensino de Ciências Sociais; Laboratório de Ensino de Sociologia e Relações Étnico-Raciais no curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase na área de educação e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas curriculares, formação de professores, metodologia de ensino, e processos de formação da juventude. Membra da Direção Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) gestão 2022-24, Grupo de Estudos de Juventude da UNIFAL-MG e colaboradora da Pesquisa Dimensões educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Para Além do Centro: Atores Coletivos Periféricos, Movimentos Sociais e Territórios Marginais na Política de Confronto Pós-Junho de 2013

Como Citar

Felizardo Junior, L. C., Costa, C. G. dos S., & Silva, J. A. da . (2024). As Jornadas de 2013 no Pará: a socialização política de jovens militantes. Plural, 31(2), 178-199. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230436