Os alternativos dos alternativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.230469Palavras-chave:
iniciativas contra-hegemônicas, mídia alternativa, Teresina, comunicação, pós-Junho 2013Resumo
Este estudo examina iniciativas comunicativas contra-hegemônicas enfocando agentes surgidos em Teresina (Piauí), pós-junho de 2013, aqui descritos como "os alternativos dos alternativos", ou seja, agentes marginais à comunicação mainstream e também à comunicação contra-hegemônica central. Esses agentes atuam em ambiente que oscila entre a concentração midiática das companhias convencionais de comunicação e a heterogeneidade das formas contestadoras que emergem junto a mudanças sociotecnológicas, apresentando formas variadas de produção, distribuição e financiamento. Eles operam num cenário atual alterado e dominado por grandes empresas de plataformas digitais, tendo dificuldade de recursos mas, também, revelando experiências longevas. A metodologia inclui observação empírica e aplicação de questionários junto a fundadores de oito mídias alternativas em Teresina. As análises buscam compreender características básicas e relações dessas iniciativas com transformações do contexto de mudanças globais na comunicação.
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