Da reforma à revolução: Educação pública e regeneração social na sociologia de Manoel Bomfim

Autores

  • André Luiz Paulilo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68071

Palavras-chave:

história da educação, medicina, Manoel Bomfim, teoria social

Resumo

O presente artigo procura descrever alguns aspectos da sociologia de Manoel Bomfim entre os anos de 1910 e 1930. 0 objetivo desta descrição foi determinar a especificidade da perspectiva adotada por Bomfim para compreender as características históricas da formação social do Brasil. Para desenvolver essa perspectiva, o artigo examina a tese defendida por Manoel Bomfim segundo a qual os problemas sociais brasileiros resultam da exploração colonial e do aprofundamento da distância entre as classes dominantes e a população.

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Biografia do Autor

  • André Luiz Paulilo, Universidade de São Paulo
    Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2003-01-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Paulilo, A. L. (2003). Da reforma à revolução: Educação pública e regeneração social na sociologia de Manoel Bomfim. Plural, 10, 107-130. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68071