Uma Etnografia Multissituada das Práticas Populares de Consumo

Autores

  • Cláudia Sciré Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75210

Palavras-chave:

práticas de consumo, modos de vida, artefatos, etnografia, metodologia de pesquisa

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir um modo de fazer etnográfico realizado em uma pesquisa sobre práticas populares de consumo, desenvolvida em uma região periférica da cidade de São Paulo. Pelo acompanhamento de um artefato específico – o cartão de crédito – e das práticas que se desenrolam a partir dele, procura-se demonstrar, ao longo deste artigo, a possibilidade de construir uma análise que articule questões globais com questões próprias ao campo de observação empírica, sem cair em uma dicotomização das categorias de riqueza e pobreza, exclusão e inclusão, local e global. Assim, a análise aqui apresentada pretende contribuir com novas questões sociológicas que cruzam as fronteiras do campo etnográfico tradicional. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Sciré, Universidade de São Paulo
    Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Dossiê: II Simpósio de Pós-graduandos em Sociologia

Como Citar

Sciré, C. (2009). Uma Etnografia Multissituada das Práticas Populares de Consumo. Plural, 16(1), 93-110. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75210