Visões sobre educação: o caso de uma instituição penitenciária feminina no interior paulista

Autores

  • Igor José Siquieri Savenhago Centro Universitário Barão de Mauá
  • Wlaumir Donisete de Souza Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2014.83624

Palavras-chave:

educação, socialização, controle social, análise do discurso, sistema prisional.

Resumo

Este artigo analisa, a partir do referencial teórico de Paulo Freire e César Antunes, o discurso no processo educativo manifestado em cartas de detentas e ex-detentas que participaram, entre 2004 e 2007, de um programa de reintegração social em uma penitenciária feminina de Ribeirão Preto, no interior paulista, com base na análise do discurso de linha francesa. Como as cartas eram direcionadas aos coordenadores do programa, representantes do sistema prisional, o objetivo é analisar, por meio dos relatos, como era feito, pelo Estado, o controle social do processo educativo na prisão, para garantir a circulação de determinados saberes em detrimento de outros; como as detentas percebiam esse processo, reconhecendo ou não o padrão social de controle; e como elas o assimilavam e o reproduziam ou a ele resistiam.

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Biografia do Autor

  • Igor José Siquieri Savenhago, Centro Universitário Barão de Mauá

    Jornalista, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pela Ufscar e professor de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá

  • Wlaumir Donisete de Souza, Centro Universitário Barão de Mauá

    Graduado em Filosofia pela PUC, mestre em História pela Unesp-Franca, doutor em Sociologia pela Unesp-Araraquara e professor no Centro Universitário Barão de Mauá.

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Publicado

2014-06-18

Como Citar

Savenhago, I. J. S., & Souza, W. D. de. (2014). Visões sobre educação: o caso de uma instituição penitenciária feminina no interior paulista. Plural, 21(1), 117-138. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2014.83624