O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo
processos históricos e formação de habitus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.167988Palavras-chave:
jornalismo, etnografia, ensino de jornalismo, ditaduraResumo
O artigo aborda o processo de aprendizagem da investigação no jornalismo, quando o repórter busca informações para construir uma notícia ou reportagem. O fazer jornalístico emprega diversos meios controversos para obter informações, atingindo de maneira anti-ética tanto camadas sociais mais marginalizadas quanto as mais poderosas. A partir de três situações etnográficas apresentadas para a reflexão (a palestra de uma jornalista consagrada; a aula de um “araponga”, detetive contratado por uma empresa jornalística; e, por fim, a palestra de um ex-“araponga”, agente do SNI, sobre etiqueta e marketing pessoal) serão discutidas as relações entre múltiplas agências sociais de investigação, incluindo o próprio ato de pesquisar o jornalismo.
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