“Voltamos ao normal”: o dia dos mortos no cemitério Senhor da Boa Sentença em João Pessoa/PB no pós-pandemia

Autores/as

Palabras clave:

Mortos, Covid-19, Senhor da Boa Sentença, João Pessoa/PB, pós-pandemia

Resumen

O ensaio fotográfico aborda o tema do dia dos mortos em seu contexto pandêmico ritualístico pós-pandemia na cidade de João Pessoa, Paraíba, mais precisamente no cemitério Senhor da Boa Sentença, situado no bairro do Varadouro. A finalidade é mostrar a experiência etnográfica no significado do processo de visitar os mortos como forma de manifestação política, resistência do culto aos mortos e politização da memória, atentando aos processos sociais, simbólicos e econômicos em torno desse dia em tempos da flexibilização no uso das máscaras, no terceiro dia dos mortos no Brasil em 2022 na presença da covid-19, porém em um cenário do “voltamos ao normal” e “todo mundo vacinado”.

Biografía del autor/a

  • Weverson Bezerra Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando e Mestre em Antropologia (PPGA/UFPB); licenciado e Bacharel em ciências sociais, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Tanatologia: sobre a morte e o morrer (FSG). É membro do Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura (GRUPESSC) e da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Integrante do Projeto intitulado Estado, populações e políticas locais no enfrentamento à pandemia de Covid-19 (ANTROPOCOVID).

Publicado

2024-05-16

Número

Sección

Ensaios Fotográficos

Cómo citar

Silva, W. B. . (2024). “Voltamos ao normal”: o dia dos mortos no cemitério Senhor da Boa Sentença em João Pessoa/PB no pós-pandemia. Ponto Urbe, 2(30), 1-11. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217186