Narrativas em disputa: fotografias do subúrbio ferroviário de Salvador

Autores

Resumo

As fotografias aqui apresentadas foram produzidas em 2019, a partir do encontro entre pesquisadoras/es e moradoras/es da orla de Periperi, bairro do Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS). A motivação para ir a tal encontro emergiu dos interesses coletivos do grupo de estudos Urbanidades Liminares de confrontar percepções estigmatizadas e dicotômicas de cidade, tensionando representações hegemônicas dos territórios populares afro-brasileiros. Nesse sentido, o SFS foi considerado devido à magnitude da autoconstrução em seus bairros e à complexidade das relações entre os diversos produtores de suas dimensões materiais e imateriais. Munindo-se dessas inquietações, apesar de situar-se majoritariamente na orla de Periperi, as pesquisas, a partir das quais este ensaio fotográfico se produziu, não tinham um recorte territorial pré-estabelecido, tendo adotado o encontro com as/os moradoras/es e suas narrativas como ferramenta definidora de caminhos e desdobramentos (Ferreira, 2019).

Biografia do Autor

  • Marina Silveira Muniz Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

  • Atailon da Silva Matos Silva, Universidade Federal da Bahia

    Engenheiro Civil pela Universidade Salvador e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Bahia.

  • Eliana Juriti

    Artista visual, moradora do Subúrbio Ferroviário. Ensino médio completo pelo Colégio Estadual de Praia Grande.

  • Thaís Troncon Rosa, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com estágio-sanduíche pela Universidad de Sevilla. Mestre em História (Política, Memória e Cidade) pela Unicamp. Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Residência AU+E/FAUFBA – Especialização em Assistência Técnica e Direito à Cidade

  • José Eduardo Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia

    Pedagogo pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Saúde Pública (ISC – UFBA). Fez estágio pós-doutoral em Cultura Contemporânea (PACC – UFRJ), no Instituto de Psicologia da UFBA pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD – CAPES) e no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea. É professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador. Atualmente é curador e responsável pelo Acervo da Laje, que reúne obras artísticas e históricas do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Referências

AZOULAY, Ariella Aïsha. 2015. Civil Imagination: a political ontology of photography. Londres: Verso Books, 2015.

FERREIRA, Marina Silveira Muniz. Entre o Ferro e o Mar: uma aproximação às urbanidades de Periperi. Trabalho final de Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.

MORTIMER, Junia. 2017. Arquiteturas do olhar: imaginários fotográficos do espaço construído. Belo Horizonte: C/Arte, 2017.

ROSA, Thais Troncon. Pensar por Margens. In: JACQUES, Paola B.; PEREIRA, Margareth da Silva. Nebulosas do Pensamento Urbanístico – Tomo 1: Modos de Pensar. Salvador: Edufba, 2018. p. 179 - 204

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos

Como Citar

Ferreira, M. S. M. ., Silva, A. da S. M., Juriti, E., Rosa, T. T. ., & Santos, J. E. F. . (2020). Narrativas em disputa: fotografias do subúrbio ferroviário de Salvador. Ponto Urbe, 27, 1-11. https://www.revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217773