A camisa do colégio: a reprodução de estigmas sociais pela escola e a construção de identidades para as juventudes cariocas (2008)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/dm31gt45

Palavras-chave:

juventude, escola, estigma, juventude, escola, estigma

Resumo

Analisando a relação entre a juventude carioca do bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade, e as escolas públicas e privadas, é possível perceber que ocorre uma reprodução institucional do estigma urbano do favelado. A partir de um estudo histórico sobre a associação entre “escolas públicas” e “pobres”, pude perceber que a escola é também um importante locus para a análise de como “morar na favela” e “morar no asfalto” influenciam as dinâmicas e os espaços sociais dos jovens, bem como conformam um campo de possibilidades e projetos de vida para eles (Velho, 2008). Em trabalhos de campo, percebi a presença latente do estigma do “favelado”, a partir da observação de brigas entre jovens de escolas públicas e particulares, nas quais os alunos utilizam adjetivos como “favelados”, “bandidos” e “playboys”, para se xingarem.

Biografia do Autor

  • Marcella Carvalho de Araujo Silva, Fundação Getúlio Vargas

    Aluna do 5º período de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas/RJ e bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ, na pesquisa A Construção Social do Valor em Mercados Imobiliários ‘limiares’: moradia, memória e espaço urbano entre a ‘favela’ e a ‘rua’, coordenado pela Profª Mariana Cavalcanti, o qual integra a investigação temática “Dinâmicas Imobiliárias e o Valor da Moradia” do projeto Moradia, Trabalho, Lazer e Política: transformações nos usos, representações e apropriações do espaço urbano carioca.

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Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Graduação em Campo

Como Citar

Silva, M. C. de A. . (2009). A camisa do colégio: a reprodução de estigmas sociais pela escola e a construção de identidades para as juventudes cariocas (2008). Ponto Urbe, 5, 1-17. https://doi.org/10.11606/dm31gt45