A virada dos bailes num só bailão

Autores

  • Diego Corrêa de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.11606/m7q7wp65

Palavras-chave:

Virada Cultural, Dossiê

Resumo

Foi por volta das 19hs que cheguei à Praça do Patriarca, próximo ao Viaduto do Chá, onde ficava o palco do forró. No caminho até o palco foi possível notar a efervescência da grandiosidade do evento ─ a Virada Cultural. Havia muitas pessoas nas ruas, diria que “o centro foi tomado por pessoas”. Descendo a Rua Xavier de Toledo, à minha frente uma fila imensa para entrar no Teatro Municipal, ao meu lado direito, na estação Anhangabaú do metrô, dezenas e mais dezenas de pessoas chegando, voltando, se movimentando por todos os lados. Aqui segue um breve relato sobre o palco do forró na Virada Cultural.

Referências

ALFONSI, Daniela do Amaral. Para Todos os Gostos – Um estudo sobre classificações, bailes e circuitos de produção do forró. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FFLCH/USP, 2007.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no Pedaço – cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Hucitec/ Ed. UNESP. 1998. 2ª Ed. 166 p.

_____. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista brasileira de ciências social. São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11- 29, jun. 2002.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Dossiê: Virada Cultural

Como Citar

Araújo, D. C. de. (2013). A virada dos bailes num só bailão. Ponto Urbe, 12, 1-5. https://doi.org/10.11606/m7q7wp65