Religião, grafite e projetos de cidade: embates entre “cristianismo da batalha” e “cristianismo motivacional” na arte efêmera urbana. Religion, grafitti and projects in the city: clashes between “battle christianity” and “motivacional christianity” on the urban ephemeral art

Autores

  • Christina Vital

DOI:

https://doi.org/10.11606/5zjmkq65

Palavras-chave:

religião, favela, traficantes de drogas, grafite, projetos de cidade

Resumo

Neste artigo pretendo refletir sobre relações entre projetos de cidade e religião. Essa reflexão guarda uma linha de continuidade com um debate que venho conduzindo desde os anos 2000 sobre as interfaces entre religião e violência. A base empírica das análises repousa em imagens produzidas, desfiguradas e reproduzidas entre 1996 e 2013 na favela de Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro e no registro fotográfico de grafites presentes em diferentes pontos da cidade. Essas últimas lançam luz ao menos sobre dois aspectos de meu interesse e que trarei aqui de modo ainda exploratório: 1) a confluência de projetos seculares e religiosos de cidade através de uma intervenção artística específica, o grafite; 2) as disputas internas ao segmento evangélico entre o que chamo de um “cristianismo motivacional” e um “cristianismo da batalha”.

In this article I intend to reflect on relationships between religion and city projects. This reflection holds a line of continuity with a debate I've been driving since the mid-2000s on the interfaces between religion and violence. The empirical basis of the analysis rests on produced images, disfigured and reproduced between 1996 and 2013 in the slums of Acari, North Zone of Rio de Janeiro and photographic record of graffiti present in different parts of the city. The latter shed light on at least two aspects of my interest and I will bring here so still exploratory: 1) the diffusion of religious city projects through a specific artistic intervention, the graffiti; 2) internal disputes to the evangelical segment between what I call a "motivational Christianity" and "Christian battle".

Referências

ALVITO, Marcos. 2001. As cores de Acari: uma favela carioca. Rio de Janeiro: FGV.

ASAD, Talal. 2003. Formations of the secular: Christianity, Islam, modernity. Stanford: Stanford University Press.

DOI : 10.1515/9780804783095

BARCELOS, Caco. 2005. Abusado: o dono do morro Santa Marta. Rio de Janeiro: Record.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. 2012. “Inscrição e Circulação: novas visibilidades e configurações do espaço público em São Paulo”. Novos Estudos CEBRAP, n. 94. pp. 31-67.

DOI : 10.1590/S0101-33002012000300002

CAMPOS, Ricardo. 2013. “Liberta o herói que há em ti”. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 2. pp. 205-225.

ESPERANÇA, Vinícius. 2012. “Poder divino e poder armado no Batan”. Comunicações do ISER, n. 67 – Ano 31. Pp. 89-105.

FRESTON, Paul. 1994. “Uma breve história do pentecostalismo brasileiro: a Assembléia de Deus”. Religião e Sociedade, v. 16, n. 3.

GELL, Alfred. 1998. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon.

GITAHY, Celso. 1999. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GIUMBELLI, Emerson. 2002. O fim da religião – dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: CNPq/Pronex/Attar Editorial.

_________. 2008. “A presença do Religioso no Espaço Público: modalidades no Brasil”. Religião & Sociedade, 28(2), p. 80–101.

________. 2010. “Crucifixos invisíveis: polêmicas recentes no Brasil sobre símbolos religiosos em recintos estatais”. Anuário Antropológico, v. 10 (1). pp. 77-105.

________. 2011. “A noção de crença e suas implicações para a modernidade: um diálogo imaginado entre Bruno Latour e Talal Asad”. Horizontes Antropológicos, v. 35, p. 327- 356.

GURAN, Milton. 2002. Linguagem Fotográfica e Informação. Rio de Janeiro: EGF - Editora Gama Filho. 120 pp.

LATOUR, Bruno. 2012. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador, Bauru: EDUFBA, EDUSA.

________. 2008. “O que é iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem?”. Horizontes Antropológicos, 29, pp. 111-150.

LEITE, Márcia Pereira (2000) . “Entre o individualismo e a solidariedade: dilemas da política e da cidadania”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 15, n.44, p. 73-90.

LINS, Paulo e LOURDES DA SILVA, Maria de. 1990. “Bandidos e Evangélicos: Extremos que se tocam”. Religião e Sociedade, v. 15, nº 1. P. 166-173.

LINS, Paulo. 1997. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras.

MACHADO, Carly. 2013a. “’É muita mistura’: projetos religiosos, políticos, sociais, midiáticos, de saúde e segurança pública nas periferias do Rio de Janeiro”. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro 33(2) pp. 13-36.

DOI : 10.1590/S0100-85872013000200002

_______. 2013b.“Resgatando vidas, Restituindo cidadania e Promovendo a inclusão social”: projetos religiosos, midiáticos e políticos de uma Assembleia de Deus da Baixada Fluminense na criação de circuitos das e nas periferias cariocas e fluminenses. Trabalho apresentado na Reunião de Antropologia do Mercosul, Cordoba, Argentina.

MAFRA, Clara; ALMEIDA, Ronaldo (orgs.) (2009). “Apresentação”. Religiões e cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. São Paulo: Editora Terceiro Nome (Antropologia Hoje). pp. 9-15.

MAFRA, Clara. 2009. “Distância territorial, desgaste cultural e conversão pentecostal”. Religiões e cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. São Paulo: Editora Terceiro Nome (Antropologia Hoje). pp. 69-89.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. 2009. “Religião e Metrôpole”. Religiões e cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. São Paulo: Editora Terceiro Nome (Antropologia Hoje). pp. 19-28.

______. 2012. Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em antropologia urbana. São Paulo: Editora Terceiro Nome (Antropologia Hoje).

MANCO, T.; ART, L. & NEELON, C. 2005. Graffiti Brasil. Londres, Thames & Hudson.

MARIZ, Cecília. 1999. “A teologia da batalha espiritual: uma revisão da literatura”. BIB (1º sem). Pp. 33-48.

MONTERO, Paula. 2012. “Controvérsias religiosas e esfera pública: repensando as religiões como discurso”. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, vol.32, nº1.

DOI : 10.1590/S0100-85872012000100008

______. 2006. “Religião, Pluralismo E Esfera Pública No Brasil”. Novos Estudos. São Paulo, nº 74, Cebrap.

______. 2009. “Jürgen Habermas: religião, diversidade cultural e publicidade”. Novos Estudos. São Paulo, nº 84: Cebrap, p. 199-213.

MUSIL, Robert (2006 [1946]). Monuments. Posthumous Papers of a Living Author. New York: Archipelago Books.

NOVAES, Regina. 2000. “Ouvir para crer: os racionais e a fé na palavra”. Religião & Sociedade, v. 20, n.1. pp. 65-93.

NOVAES, Sylvia Caiuby. 2005. “O uso da imagem na Antropologia”. O fotográfico. São Paulo: Editora Hucitec/Editora Senac São Paulo. 2ª edição.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 2000. O Trabalho do Antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: UNESP.

PRADES, Jaime. 2009. A arte de Jaime Prades. São Paulo: Olhares.

RAMOS, Célia Maria Antonacci. 1994. Grafite, pichação e cia. São Paulo: Annablume.

SANSI, Roger. 2005. “Fetiches e monumentos. Arte pública, iconoclastia e agência no caso dos ‘orixás’ do Dique do Tororó”. Religião e Sociedade , 25 (2). Pp. 62-81.

SPINELLI, João. 2010. Graffiti: fundamentos estéticos do pioneiro do grafite no Brasil. São Paulo.

SOARES, Luiz Eduardo. 1996. Violência e Politica No Rio de Janeiro. 1. Ed. Rio De Janeiro: Top Books. 309p

VIANNA, Hermano. (org.). 2003. Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

VALLADARES, Licia do Prado. 1968. “Una favela por dentro”. Mundo Nuevo, Buenos Aires, n.29, p. 19-27.

VALLADARES, Licia do Prado; MEDINA, C. A. 1968b. “Favela e religião: um estudo de caso”. (Relatório de pesquisa).

VENTURA, Tereza. 2009. “Hip-hop e graffiti: uma abordagem comparativa entre Rio de Janeiro e São Paulo”. Análise Social, xiv (192): 605-634.

VITAL DA CUNHA, Christina. 2014a. “Religião e criminalidade: traficantes e evangélicos entre os anos 1980 e 2000 nas favelas cariocas”. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, 34(1). Pp. 61-93.

DOI : 10.1590/S0100-85872014000100004

______. 2014b. “Intolerância religiosa” em favelas: traficantes evangélicos x Unidade de Polícia Pacificadora(?). Trabalho apresentado no GT 70 – Religião e Conflito da 29ª RBA, Natal.

______. 2009. Evangélicos em ação nas favelas cariocas: um estudo sócioantropológico sobre redes de proteção, tráfico de drogas e religião no complexo de Acari. Tese de Doutorado. PPCIS/UERJ. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Dossiê: Novos olhares sobre o Rio de Janeiro

Como Citar

Vital, C. . (2014). Religião, grafite e projetos de cidade: embates entre “cristianismo da batalha” e “cristianismo motivacional” na arte efêmera urbana. Religion, grafitti and projects in the city: clashes between “battle christianity” and “motivacional christianity” on the urban ephemeral art. Ponto Urbe, 15, 1-28. https://doi.org/10.11606/5zjmkq65