A Casa De Reza como a escola tradicional do povo Guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.225644

Palavras-chave:

Povos Indígenas Guarani, Identidade Cultural, Direito à educação, Relações étnico-raciais, Religião

Resumo

A literatura clássica da Etnologia identificou a religião como locus da produção das identidades dos povos Guarani. Neste trabalho, se propõe a compreender como esse paradigma se atualiza contemporaneamente na esfera pública brasileira nos discursos de certas lideranças, intelectuais e educadores Guarani, produzindo um sentido específico em relação às suas lutas políticas pelo direito à educação e à diferença cultural e étnico-racial. Tomando as categorias “religião”, “cultura” e “educação” sob rasura, tem-se como objetivo analisar três conjuntos de materiais que, a partir de determinados cenários de visibilidade, produzem um sentido público sobre a identidade Guarani. De modo específico, propõe-se a pensar como essa identidade é produzida discursivamente em relação à Opy, a “Casa de Reza”, entendida como elemento central da cultura desse povo, ao mesmo tempo em que se produz como um dispositivo de visibilidade pública de suas lutas políticas, em defesa de uma educação específica e diferenciada.

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Biografia do Autor

  • Vitor Miranda Ciochetti, Universidade de São Paulo

    Atualmente é estudante do programa de Mestrado da Faculdade de Educação da USP. É formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2021) e em 2ª licenciatura em História pela Faculdade Campos Elíseos (2022). Desde 2021, é membro do Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnicos-raciais, gênero e religião - Fateliku, da Faculdade de Educação da USP. Entre 2019 a 2020, foi pesquisador na modalidade Iniciação Científica no projeto temático "Religião, Direito e Secularismo", do Departamento de Antropologia da FFLCH - USP. Foi educador de capoeira no projeto AngolErê, desenvolvido no Núcleo de Artes Afro-brasileiras da USP, entre 2022 a 2023. Foi professor de Sociologia no Cursinho Popular Pré-Universitário da Psico (2018-2019), de Redação no Cursinho Popular Florestan Fernandes (2021) e professor de Filosofia no Cursinho Comunitário Pré-Vestibular Cora Coralina (2021). 

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Publicado

2024-12-27

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Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Ciochetti, V. M. (2024). A Casa De Reza como a escola tradicional do povo Guarani. Ponto Urbe, 32(2), e225644. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.225644