"A porrada comia, mas era muito gostosa": o impacto e a participação da montagem de galera na constituição do funk carioca.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.228054

Palavras-chave:

funk carioca, baile funk, montagem, galera, memória

Resumo

O funk carioca é o primeiro gênero de música eletrônica dançante brasileiro (Palombini, 2009, p.15) e é continuamente produzido nos bailes funks, festas de Sound System organizadas por e para a população de áreas marginalizadas, realizadas no Rio de Janeiro desde a década de 1970. As "montagens" são músicas produzidas por DJs do circuito de bailes funk desde a década de 1990, caracterizadas por sua sonoridade “fragmentada” e composição a partir de samples de funk. O objetivo deste trabalho é destacar as montagens de galera, um tipo de composição que tem ficado à margem na historiografia do funk, e demonstrar parte de sua relevância nos processos fundamentais do gênero. As colocações aqui partem de uma etnografia multissituada realizada no circuito dos bailes funks do Rio de Janeiro desde 2018, além duas entrevistas centrais realizadas com artistas do funk que produziram montagens de galera.

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Biografia do Autor

  • Daniela Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Dossiê "Antropologia da música na América Latina e Caribe"

Como Citar

Rosa, D. (2024). "A porrada comia, mas era muito gostosa": o impacto e a participação da montagem de galera na constituição do funk carioca. Ponto Urbe, 32(2), e228054. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.228054