Bailão em perspectiva: notas sobre identidade, música e lugar a partir de uma festa gaúcha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.228089

Palavras-chave:

Identidade Gaúcha, Antropologia da Festa, Rio Grande do Sul, Antropologia da Música, Bailão

Resumo

Este artigo pretende circunscrever o Bailão, tradicional festa gaúcha frequentada por pessoas das classes populares, como um conceito abrangente que, de maneira simultânea, abriga as noções de bailão-lugar, bailão-identidade e bailão-festa, configurando-se como uma categoria discursiva polissêmica. Com base em trabalho de campo realizado em bailões do Rio Grande do Sul, bem como em revisão bibliográfica sobre a temática, o artigo busca problematizar questões relativas à constituição da identidade gaúcha por meio de aspectos sociais e musicais que a conformam. Pensando a partir de uma Antropologia da Festa, entende-se que o Bailão cria perspectivas próprias de mundo, configurando-se como uma modalidade de festa que atua, significativamente, na reconstrução permanente de grande parte do que se entende como identidade gaúcha.

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Biografia do Autor

  • Wagner dos Santos Sicca, Universidade Federal de Pelotas

    Mestrando em Antropologia no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de  Pelotas.  Possui  graduação  em Música  Popular  pela  Universidade  Federal  de  Pelotas  (2021), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (2012) e especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2018). Trabalha como técnico  de  tecnologia  da  informação  no  Instituto  Federal  Sul-Rio-Grandense  desde  2009.  Tem experiência na área de Ciência da Computação (ênfase em Linguagens de Programação) e como músico (baixo elétrico, violão e voz).

  • Rafael da Silva Noleto, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Antropologia Social pela USP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) e docente do Bacharelado em Ciências Musicais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música (DIVAMUS/UFPEL). Seus campos de interesses são Antropologia da Música, Dança e Performance; Estudos de Gênero e Sexualidade e Teoria Antropológica. Autor do livro “Estrelas juninas: gênero, raça e sexualidade no São João de Belém” (Editora Papéis Selvagens). É antropólogo, cantor e compositor, tendo lançado em todas as plataformas digitais seu primeiro álbum de canções autorais intitulado “Cantositor”.

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Dossiê "Antropologia da música na América Latina e Caribe"

Como Citar

Sicca, W. dos S., & Noleto, R. da S. (2024). Bailão em perspectiva: notas sobre identidade, música e lugar a partir de uma festa gaúcha. Ponto Urbe, 32(2), e228089. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.228089