Setembro Surdo – etnografando um circuito de eventos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.230071Palavras-chave:
surdez, libras, setembro surdo, visibilidade, protagonismoResumo
Setembro é um mês significativo para os surdos brasileiros. Durante todo o mês acontecem inúmeros eventos que celebram a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cultura e as identidades surdas. Acessibilidade, inclusão, bilinguismo, história, política, esporte, educação entre outros são temas que se discutem e se debatem nestes eventos. O objetivo desta etnografia foi percorrer um circuito de três eventos que aconteceram em Juiz de Fora – M.G no ano de 2022 que celebravam o Setembro Surdo. Pudemos observar que ainda há uma escassa discussão real sobre assuntos que interessam aos surdos e uma visibilidade e protagonismo surdos que são apagados por ouvintes que lideram alguns movimentos. De fato são eventos que visam mais uma socialização do que um campo de lutas e reivindicações.
Downloads
Referências
ASSIS SILVA, César Augusto de. Cultura Surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2019.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Être affecté , Gradhiva. Revue d’Histoire et d’Archives de l’Anthropologie, 8: 3-9, 1990. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/gradh_0764-8928_1990_num_8_1_1340
PEIXOTO, Janaina A. Literatura Surda do tipo criação. In: PEIXOTO, J. A. VIEIRA, M. R. Artefatos culturais do povo surdo: discussões e reflexões. João Pessoa. Sal da Terra, 2018.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.