Insurgências etnográficas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.232461Palavras-chave:
Ponto Urbe, Antropologia, Editorial, EtnografiaResumo
Em nosso número 32.2, a Ponto Urbe apresenta ao público leitor um instigante conjunto de textos, entre as seções de Artigos, Etnográfica, Ensaio Fotográfico, Entrevista, Tradução e Dossiês. Pelas diferentes trilhas de cada contribuição, seguimos com a confiança da etnografia como perspectiva potente para a análise do social, bem como ferramenta para insurgências. Nesta edição, reunimos trabalhos sobre ciências, artes e políticas, sobre saberes tradicionais, afetos e moralidades. Contamos com relatos etnográficos do Setembro Surdo em Juiz de Fora, em ensaio fotográfico de feitio autobiográfico que transborda também para nossa capa, uma entrevista com a pesquisadora Claudia Alexandre, a tradução de um texto clássico de Lewis Morgan e um dossiê sobre "Antropologia da Música" e um que aborda "Novos horizontes do desejo". Boa leitura a todes.
Downloads
Referências
ALEGRE GONZÁLEZ, Lizette Amalia; ALVIAR CERON, Maria Jose. A etnomusicologia como campo pós-disciplinar e os desafios da sua transmissão. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e228062, 2024. https://doi.org/10.4000/.
BUENO DE MORAES, Gabriel Cavalcante . Do ritual ao itinerário terapêutico em HIV/aids: Dona Nadine e suas idas de Rio Tinto/PB aos serviços especializados em João Pessoa. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225369, 2024. https://doi.org/10.4000/.
CABEZAS, Amalia. Encontros íntimos: Economias afetivas em Cuba e na República Dominicana (Murilo Souza Arruda & João Victtor Gomes Varjão, Trads.). Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e231800, 2024. https://doi.org/10.4000/.
CACHADO, Rita. Etnografia urbana co-implicada no contexto português. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e224264, 2024. https://doi.org/10.4000/.
CIOCHETTI, Vitor Miranda. A Casa De Reza como a escola tradicional do povo Guarani. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225644, 2024. https://doi.org/10.4000/.
COSTA, Aline Cristina Gomes da Costa; DOMINGOS, Bianca Siqueira Martins; GOMES, Cilene; ZANETTI, Valéria Regina Zanetti. Artivismo muralista nas intervenções de Mundano e Daiara Tukano em metrópoles brasileiras. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e232400, 2024. https://doi.org/10.4000/.
CORVALÁN, María Laura. Pise no tambor. Um olhar semiótico sobre a corporeidade do candombe. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e228029, 2024. https://doi.org/10.4000/.
GOMES, João Alexandre Straub; NOLETO, Rafael da Silva. Instrumento musical como categoria de pensamento reflexões sobre técnica e tecnologia desde uma Antropologia da Música. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e228071, 2024. https://doi.org/10.4000/.
LABATE, Beatriz Labate; ERMAKOVA, Anna; SLOSHOWER, Jordan; GALVÃO-COELHO, Nicole; PALHANO-FLORES, Fernanda; ANTUNES, Henrique Fernandes; ASSIS, Glauber Loures; CAVNAR, Clancy; ARAUJO, Draulio; RIBEIRO, Sidarta. O relatório da DEA sobre os riscos da ayahuasca: a “ciência” a serviço do proibicionismo?. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225852, 2024. https://doi.org/10.4000/.
LABATE, Beatriz Labate; ERMAKOVA, Anna; SLOSHOWER, Jordan; GALVÃO-COELHO, Nicole; PALHANO-FLORES, Fernanda; ANTUNES, Henrique Fernandes; ASSIS, Glauber Loures; CAVNAR, Clancy; ARAUJO, Draulio; RIBEIRO, Sidarta. The DEA report on ayahuasca risks: “Science” in service of prohibition? Journal of Psychedelic Studies, v. 7, n. 2, pp. 81-89, 2023. https://doi.org/10.1556/2054.2023.00279.
LABATE, Beatriz Labate; ANTUNES, Henrique Fernandes. Entre saberes tradicionais, ciência e proibicionismo: contribuições da antropologia para a legitimação do uso da ayahuasca. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225853, 2024. https://doi.org/10.4000/.
MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp. Setembro Surdo – etnografando um circuito de eventos. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e230071, 2024. https://doi.org/10.4000/.
MORGAN, Lewis. Sistemas de consanguinidade e afinidade da família humana (Íris Morais Araújo & Karen Villanova , Trads.). Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225349, 2024. https://doi.org/10.4000/.
MUSA, Nicolau. Afeto e cultura na construção política da Comunidade de Samba do Pagode da 27. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e225419, 2024. https://doi.org/10.4000/.
NOLETO, Rafael da Silva; PÉREZ GUARNIERI, Augusto. Antropologia da Música na América Latina e Caribe. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e232486, 2024. https://doi.org/10.4000/.
OLIVEIRA, Felipe Gabriel; ALEXANDRE, Claudia Regina. Exu-Mulher dá caminho: entrevista com Cláudia Alexandre sobre gênero, candomblé, Mobiliza Saracura Vai Vai e Pagode 90. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e232487, 2024. https://doi.org/10.4000/.
PEREZ GUARNIERI, Augusto. O etnógrafo áfurugu: reflexões metodológicas a partir de experiências com a musicalidade garífuna. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e228278, 2024. https://doi.org/10.4000/.
ROSA, Daniela. "A porrada comia, mas era muito gostosa": o impacto e a participação da montagem de galera na constituição do funk carioca. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, 2024. https://doi.org/10.4000/.
SARIA, Vaibhav. Ela te picou: O sexo entre Hijras e homens na Índia rural (João Victtor Gomes Varjão & Murilo Souza Arruda, Trads.). Ponto Urbe, v. 32, n. 2, 2024. https://doi.org/10.4000/.
SICCA, Wagner dos Santos; NOLETO, Rafael da Silva. Bailão em perspectiva: notas sobre identidade, música e lugar a partir de uma festa gaúcha. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, 2024. https://doi.org/10.4000/.
SILVA, Iasmim Alice da. Mergulho interior: raíz d’água fotografias (auto)biográficas. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e226617, 2024. https://doi.org/10.4000/.
SILVA, Moisés Lino e. Striptease etnográfico: cenas queer de uma favela carioca (João Victtor Gomes Varjão & Murilo Souza Arruda, Trads.). Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e227739, 2024. https://doi.org/10.4000/.
VARJÃO, João Victtor Gomes; ARRUDA, Murilo, Souza. Novos horizontes do desejo. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, 2024. https://doi.org/10.4000/.
VICENTE, André Luiz Coutinho. Produzindo e reproduzindo: Parentesco e Nomeação. Ponto Urbe, v. 32, n. 2, e224811, 2024. https://doi.org/10.4000/.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Lopes, João Victtor Gomes Varjão, Ana Letícia de Fiori

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.