Antropologia da Música na América Latina e Caribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.232486

Palavras-chave:

América Latina, Caribe, Etnomusicologia

Resumo

Os estudos que abordam os vínculos entre Antropologia, música, sons e silêncios vêm se aprofundando na medida em que a etnografia se voltou para populações ou grupos sociais para quem o aspecto sonoro é culturalmente determinante. A Antropologia contemporânea tem cada vez mais se voltado aos elementos sensoriais implicados tanto no fazer antropológico quanto nas diversas formas através das quais as pessoas vivenciam, compreendem, formulam e expressam suas práticas culturais. Neste sentido, a teoria antropológica e os textos etnográficos têm avançado no aprofundamento do debate sobre práticas encorporadas (embodied practices) que, consequentemente, geram conhecimentos encorporados, isto é, modos de compreensão do mundo que passam, necessariamente, pelo envolvimento do corpo em experiências performáticas e/ou sensoriais (sejam elas musicais, teatrais, de dança ou outras modalidades expressivas).  Destacamos que o uso proposital do conceito “encorporado" (ao invés de “incorporado”) é uma referência explícita às contribuições teóricas de Diana Taylor (2013) e Richard Schechner (2013) para denotar uma imersão e utilização consciente do corpo na produção do conhecimento antropológico pelas vias do fazer artístico. Naquilo que particularmente nos interessa, consideramos que este (re)conhecimento encorporado do mundo advém dos fazeres e saberes musicais, assim como da relação que os sujeitos estabelecem, cotidianamente, com a dimensão sonora do mundo através da percepção e/ou produção do som no e pelo corpo.

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Biografia do Autor

  • Rafael da Silva Noleto, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Antropologia Social pela USP. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), sendo professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT/UFPEL) e docente do Bacharelado em Ciências Musicais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música (DIVAMUS/UFPEL). Seus campos de interesses são Antropologia da Música, Dança e Performance; Estudos de Gênero e Sexualidade e Teoria Antropológica. Autor do livro “Estrelas juninas: gênero, raça e sexualidade no São João de Belém” (Editora Papéis Selvagens). É antropólogo, cantor e compositor, tendo lançado em todas as plataformas digitais seu primeiro álbum de canções autorais intitulado “Cantositor”.

  • Augusto Pérez Guarnieri, Universidad Nacional de La Plata

    Doctor en Ciencias Sociales y Magíster en Antropología Social (FLACSO-Argentina) Profesor en Educación Musical (Escuela de Música Popular de Avellaneda), Profesor de Batería (Escuela de Arte de Berisso). Se desempeña como investigador en el Museo de Instrumentos Musicales Dr. E Azzarini (UNLP) y en el Instituto de Investigación en Etnomusicología de la Ciudad de Buenos Aires (DGeART). Sus áreas de interés son la vinculación entre la educación y la música de procedencia africana y afroamericana (focalizándose actualmente en sus etnografías con musicos afroargentinos, garífunas y de República Democrática del Congo). Docente del Liceo V. Mercante, fundador y Secretario de la Cátedra Libre de Estudios Afroargentinos y Afroamericanos (Universidad Nacional de La Plata). Autor de libros como “África en el Aula: una propuesta de educación musical” (Edulp, 2007), “Ubafu: el legado de los abuelos garífunas” (Edulp, 2011) y diversos artículos en el área de la etnomusicología y la antropología. En 2020 recibe la Primera mención en el Premio “Eduardo Archetti” por su tesis de maestría (CAS-IDES), en 2022 la Mención honrosa en el "XIII Premio Latinoamericano de Musicología Samuel Claro Valdés" (Instituto de Música, U.C.Chile) y en 2023 el Premio Ibermúsicas para desarrollar una estancia de investigación en el Institute des Arts de Kinshasa (R.D.Congo). En 2024 obtuvo el Premio de Musicología Casa de las Américas.

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Dossiê "Antropologia da música na América Latina e Caribe"

Como Citar

Noleto, R. da S., & Pérez Guarnieri, A. (2024). Antropologia da Música na América Latina e Caribe. Ponto Urbe, 32(2), e232486. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.232486