Os agentes consumidores, produtores e apropriadores do espaço urbano na cidade de Curitiba durante vigência do Plano de urbanização de Curitiba

Autores

  • Maclóvia Correa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p52-67

Resumo

Este artigo foi criado a partir de pesquisas realizadas para a tese de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trata-se de um texto trabalhado basicamente com entrevistas e notícias jornalísticas para apreender a ação e as mudanças no campo de trabalho dos agentes imobiliários durante a implantação do Plano de Urbanização de Curitiba. À medida que a produção de moradias se expande na cidade de Curitiba, novas formas de aplicação do capital imobiliário são criadas e ocorrem transformações no uso do solo que provocam novos comportamentos dos agentes imobiliários. Estes agiram sem seguir uma regulamentação profissional ou mesmo uma política fundiária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maclóvia Correa da Silva
    Doutora pela FAUUSP

Referências

RIBEIRO, Luiz Cesar de Q ueiroz. Dos cortiços aos condomínios fechados: As formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, IPPUR, UFRJ, FASE, 1997.

SALGADO, Ivone. La prom otion im m obilière à São Paulo. Paris, 1985. Tese (D outorado). U niversité Paris XII - IUP, Val de M arne, p. 400.

SAMPAIO, M aria Ruth A m aral de. O papel da iniciativa privada na form ação da periferia paulistana. São Pauto, Espaço e Debates. Revista de Estudos Regionais e Urbanos, n. 37, p. 19-33. 1994.

TOPALOV, Christian. Introduction a une recherche sociologique sur les promoteurs immobiliers. Étude préliminaire à l’élaboration d’une typologie. Paris: CSU, 1968, 68p.

Downloads

Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Produzindo a Pesquisa Nossos Olhares

Como Citar

Silva, M. C. da. (2000). Os agentes consumidores, produtores e apropriadores do espaço urbano na cidade de Curitiba durante vigência do Plano de urbanização de Curitiba. PosFAUUSP, 9, 52-67. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p52-67