A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026

Palavras-chave:

Cor, ambiente escolar, percepção da cor, afeto, ensino médio

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções afetivas de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas situadas em duas cidades do interior do estado da Paraíba, em relação às cores aplicadas nas paredes internas de suas salas de aula. O método utilizado foi a simulação virtual de mudança das cores nos ambientes internos das salas de aula, sua projeção e posterior visualização desses ambientes por 139 alunos participantes, a fim de registrar suas percepções. As ferramentas utilizadas foram: câmera digital, fotografias digitais em formato panorâmico de 360 graus, uso de cores distintas (amarelo, vermelho, verde e azul) aplicadas nas paredes internas, óculos de realidade virtual tridimensional, questionários semiestruturados e a escala Positive and Negative Affect Schedule – Versão Portuguesa Reduzida (PANASVPR). Os resultados obtidos mostraram predileção por ambientes coloridos, destacando-se as cores vermelha clara e azul clara com afeto positivo mais intenso.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Design.

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicada - FACISA, na cidade de Campina Grande - PB (2016). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande. Atuo principalmente nos seguintes temas: arquitetura, interiores, design, acessibilidade, ergonomia, urbanismo e planejamento urbano.

  • Carla Patrícia Pereira, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Design.

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Design pela Universidade de São Paulo com a tese "A cor como espelho da sociedade e da cultura". Tem graduação em Comunicação Visual e especialização em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco; e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

     

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Publicado

2022-02-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, V. F., & Pereira, C. P. (2022). A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba . PosFAUUSP, 29(54), e173026. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026