Por um projeto unificado entre infraestrutura viária e cidade: lições e relações a partir do urbanismo moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.181928

Palavras-chave:

Urbanismo, Morfologia urbana, Infraestrutura urbana

Resumo

Este artigo confronta teorias e projetos do urbanismo moderno à possibilidade de uma leitura relacional das infraestruturas viárias que impulsionam e absorvem a produção e o crescimento das metrópoles brasileiras. Em primeiro lugar, propõe-se alguns parâmetros e noções a partir dos quais visa-se interpretar tipologias fundamentais de organização e expansão urbana. Em seguida, realiza-se uma revisão sobre proposições seminais de autores modernos, marcadas por uma visão integrada entre arquitetura e infraestrutura. Finalmente, articulam-se possibilidades ensejadas pelos conceitos revisados a características gerais das metrópoles brasileiras, apontando-se questões projetuais dadas pela confrontação entre o campo das ideias e a realidade concreta. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEXANDER, C. A City is not a Tree. The Architectural Forum, v. 162, p. 58 - 62, 1965.

AURELI, P. V. The Possibility of an Absolute Architecture. Cambridge: MIT Press, 2011.

AURELI, P. V. Habitando la Abstracción: Notas a Ladders, de Albert Pope. In: POPE, A. Ladders. Houston: Architecture at Rice, 2014.

AURELI, P. V. Appropriation, Subdivision, Abstraction: A Political History of the Urban Grid. Log, Nona York, v. 44, p. 139-167, 2018.

BANHAM, R. Los Angeles: a arquitetura de quatro ecologias. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

BOYER, M. C. Mobility and Modernism in the Postwar City. Modernist Visions and the Contemporary American City, Austin, v. 5, p. 86-104, 1989.

COLLINS, G. R.; FLORES, C. Arturo Soria y la Ciudad Lineal. Madrid: Revista de Occidente, 1968.

D’HOOGHE, A. The Liberal Monument: Urban Design and The Late Modern Project. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2010.

DOMINGUES, Á. A Rua da Estrada. Cidades - Comunidades e Territórios, Porto, p. 59 - 67, Dezembro 2010. ISSN 20/21.

HALL, P. Cidades do Amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. Tradução de Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2009.

HALL, P.; WARD, C. Sociable Cities: the Legacy of Ebenezer Howard. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 1998.

IZAGA, F. Mobilidade e Centralidade no Rio de Janeiro. Tese de doutorado - PROURB, UFRJ. Rio de Janeiro. 2009.

KÖHLER, D. The Mereological City: a reading of the works of Ludwig Hilberseimer. Tradução de Verlag. Innsbruck: Bielefeld, 2016.

LE CORBUSIER. Os Três Estabelecimentos Humanos. Tradução de Dora Maria de Aguiar Whitaker. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, v. 96, 1979.

LLOP, C.; CARRASCO, M. Ciudades, territorios metropolitanos y regiones urbanas eficientes. Estrategias y propuestas de proyecto para la regeneración de la ciudad_mosaico_territorial después de la explosión de la ciudad: la Región Metropolitana de Barcelona como laboratorio. Barcelona: Universitat Politècnica de Catalunya; Lleida, 2016.

MAGALHÃES, S.; IZAGA, F.; PINTO, A. L. Cidades: Mobilidade, Habitação e Escala, Um Chamado à Ação. Brasília: CNI, 2012.

MAKI, F.; GOLDBERG, J. Linkage in Collective Form. In: MAKI, F.; GOLDBERG, J. Investigations in collective form. Washington: St. Louis, School of Architecture, Washington University, 1964. p. 25-52.

MONTANER, J. M. Después del Movimiento Moderno: arquitectura de la segunda mitad del siglo XX. 2ª. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

POPE, A. The Unified Project. Architectural Design, New Jersey, n. 82, p. 80-87, 2012.

POPE, A. Ladders. Houston: Architecture at Rice, 2014.

RAMÍREZ, F. R. Un entendimiento infraestructural del proyecto arquitectónico. Tese de doutorado - Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid. [S.l.]. 2015.

RIBEIRO, P. P. A. Teoria e Prática: a obra do arquiteto Richard Neutra. Tese de Doutorado - FAU USP. São Paulo. 2007.

RUBIO, M. Á. M. La “Ciudad Lineal” alternativa al crecimiento imparable de la gran urbe actual. Estoa, Cuenca, v. 6, n. 11, p. 71-80, Julho-Dezembro 2017.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.

SECCHI, B. El Espesor de la Calle. In: MARTÍN RAMOS, Á. La Calle Moderna en 30 Autores Contemporáneos y un Pionero. Barcelona: Universitat Politècnica de Catalunya, 2014. p. 203-207.

SECCHI, B. Isotropy versus Hierarchy. In: VIGANÒ, P.; FABIAN, L.; SECCHI, B. Water and Asphalt: TheProject of Isotropy. Zurique: Park Books, 2016. p. 34-43.

SMITHSON, A. (. ). Team X Primer. Cambridge: MIT Press, 1968.

SOLÀ-MORALES, M. D. Cerdà / Ensanche. Barcelona: Edicions UPC, 2010.

TERÁN, F. D. Revisión de la Ciudad Lineal. Revista Arquitectura, Madrid, v. 72, p. 3-20, 1964.

VILLAÇA, F. Espaço Intra-Urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

WALKER, E. lo ordinario. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

WALL, A. Flujo e Intercambio. La Movilidad como Atributo de la Urbanidad. In: MARTÍN RAMOS, Á. La Calle Moderna en 30 Autores Contemporáneos y un Pionero. Barcelona: Universitat Politècnica de Catalunya, 2014. p. 215-220.

WOODS, S. The Man in the Street: a polemic on urbanism. Victoria: Penguin Books, 1975.

Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por um projeto unificado entre infraestrutura viária e cidade: lições e relações a partir do urbanismo moderno. (2021). PosFAUUSP, 28(53), e181928. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.181928