Representação do projeto de arquitetura: uma breve revisão crítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p252-270Palavras-chave:
Representação do projeto de arquitetura, representação da arquitetura, processo de projeto arquitetônicoResumo
Este artigo discute o entendimento do conceito de representação e suas repercussões na compreensão do processo de projeto arquitetônico. A intenção geral deste breve estudo é contribuir criticamente com as reflexões indispensáveis à constante reformulação dos parâmetros de formação de arquitetos, com especial atenção ao caráter artístico do projeto de arquitetura, ao papel criador do desenho e da modelagem na concepção do projeto e ao caráter construtivo inerente à arquitetura e próprio de toda atividade artística, na medida em que transforma, materialmente, o mundo. Este texto se estrutura em cinco partes. As quatro primeiras apresentam e analisam idéias de Paul Valéry, Henri Focillon, Luigi Pareyson e Susan Sontag sobre o assunto. A quinta parte apresenta considerações finais do autor.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. De anima. São Paulo: Editora 34, 2007. FOCILLON, Henri. La vie des formes. Paris: Alcan, 1939.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril S. A., 1975. (Coleção Os Pensadores).
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MUNARI, Luiz Américo de Souza. Reflexões e exercícios sobre história da arte. 2008. Livre-docência em História da Arquitetura e Estética do Projeto – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. Tradução de Octanny Silveira da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1972.
PAREYSON, Luigi. Teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993. SONTAG, Susan. Against interpretation and other essays. Nova York: Farrar, Strauss & Giroux, 1966.
VALÉRY, Paul. Introduction à la méthode de Léonard de Vinci. Paris: Gallimard, 1957.
VILANOVA ARTIGAS. Documenta Vídeo Brasil. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2003. DVD.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical investigations. Tradução por G. E. M. Anscombe. Oxford: Blackwell Publishing Ltd., 2003.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico e investigações filosóficas. Tradução de M. S. Lourenço. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbekian, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais