Acessibilidade espacial escolar em pátios para alunos com restrições visuais: a construção de um instrumento de avaliação

Autores

  • Andrea de Aguiar Kasper Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia do Valle Pereira Loch Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p292-307

Palavras-chave:

Acessibilidade espacial escolar, pátios, alunos com deficiências visuais, instrumento de avaliação, inclusão escolar

Resumo

Para alunos com deficiência visual poderem freqüentar escolas regulares, além de um acompanhamento adequado, é necessário participarem de todas as atividades escolares, sem dificuldades. Para isso, é indispensável neutralizar e, se possível, eliminar as inúmeras barreiras existentes que podem dificultar o processo de inclusão. Além das barreiras relacionadas às práticas e aos procedimentos pedagógicos, existem barreiras sociais e também as relacionadas no espaço físico. O estudo da acessibilidade espacial escolar em pátios escolares, foco do artigo, mostra que, quando os ambientes não consideram as características dos alunos, como as físico-cognitivas, podem vir a impedir ou dificultar o acesso, restringindo a atuação dos indivíduos no espaço físico. É necessário, dessa forma, identificar as barreiras físicas nos ambientes para planejar ações futuras em prol da acessibilidade espacial. A partir dessa argumentação, o artigo pretende expor os procedimentos utilizados na construção de um Instrumento de Avaliação da Acessibilidade Espacial Escolar em Escolas Públicas de Ensino Fundamental para Alunos com Restrições Visuais. O instrumento completo construído é composto por dez planilhas que fazem referência a determinados ambientes e situações de escolas públicas de ensino fundamental do estado de Santa Catarina. Enfoca-se tal demonstração explorando e apresentando os passos utilizados durante a elaboração e aprimoramento da planilha desenvolvida para os pátios escolares, assim como as configurações das planilhas como um todo em suas etapas iniciais. Com o aperfeiçoamento da planilha dos pátios, pretendeu-se demonstrar a possibilidade de desenvolvimento das demais planilhas constituintes do instrumento, conforme o processo de aprimoramento adotado.

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Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kasper, A. de A., Pereira, V. L. D. do V., & Loch, M. do V. P. (2009). Acessibilidade espacial escolar em pátios para alunos com restrições visuais: a construção de um instrumento de avaliação. PosFAUUSP, 25, 292-307. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p292-307