Planejamento regional e paisagem: instância integradora, movimento, simultaneidade, interação escalar, projeto

Autores

  • Emmanuel Antonio dos Santos Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i26p18-33

Palavras-chave:

Planejamento, paisagem, interação escalar, região, projeto

Resumo

O presente texto apresenta uma discussão acerca das possibilidades em tecer relações entre o planejamento regional e o planejamento da paisagem, seus desdobramentos na constituição dos espaços livres e as possibilidades de compreender e intervir no espaço regional em processos que tomem a interação escalar como estratégia para o planejamento e o projeto da paisagem. Inicia buscando conceituar, ainda que de maneira bem preliminar, para o presente momento: planejamento, planejamento regional, planejamento e projeto da paisagem, espaço livre e interação escalar. Em seguida questionam-se as modalidades de arranjos e recortes espaciais mais usuais e encaminha-se a discussão, alertando para a necessidade de buscar-se procedimentos mais adequados para a compreensão da paisagem regional, em suas peculiaridades e seus entraves. Finaliza discutindo as possibilidades e a pertinência em adotar a interação escalar como procedimento para planejamento nessa escala e como subsídio para o projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

BERTRAND, Paul Georges. Uma geografia transversal e de travessias. O meio ambiente através dos territórios e das temporalidades. Maringá: Massoni, 2007.

JOLLIVET, Marcel; PAVÉ, Alain. O meio ambiente: Questões e perspectivas para pesquisa. In: VIEIRA, Paulo F.; WEBER, Jacques (Orgs.). Gestão de recursos naturais renováveis e desenvolvimento – Novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cartaz Editora, 1997.

MAGNOLI, Miranda M. E. M. Em busca de “outros” espaços livres de edificação. Revista Paisagem e Ambiente – Ensaios, São Paulo: FAUUSP, n. 21, p. 141-773, 2006.

MAGNOLI, Miranda M. E. M. Um panóptico, metamorfoses e paisagem. Discutindo a Paisagem. São Carlos, v. 1, p. 1-28, 2006. (Coleção Paisagem Aberta).

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Emmanuel A. As paisagens do plano e os planos da paisagem: Da paisagem no planejamento ao planejamento com a paisagem. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

SANTOS, Emmanuel A. A evolução urbano-industrial e a transformação da paisagem. O caso de São José dos Campos. 1993. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

SANTOS, Emmanuel A. Paisagem – Abordagem e investigação. Revista Paisagem e Ambiente – Ensaios, São Paulo: FAUUSP, n. 3, p. 109, 1986.

SOUZA, Marcelo L. Mudar a cidade. Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

TOYNBEE, Arnold. A humanidade e a Mãe Terra. Uma história narrativa do mundo. São Paulo: Guanabara, 1987.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, E. A. dos. (2009). Planejamento regional e paisagem: instância integradora, movimento, simultaneidade, interação escalar, projeto. PosFAUUSP, 26, 18-33. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i26p18-33