La retórica del proyecto y el contexto de la academia

Autores

  • Daniela Büchler Universidade Presbiteriana Mackenzie; Grupo de Pesquisa Arquitetura
  • Michael Biggs University of Hertfordshire

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i26p168-183

Palavras-chave:

Pesquisa acadêmica, áreas de prática projetual, Practice-based Research, arquitetura, contexto europeu

Resumo

Em áreas profissionais em que existe uma prática projetual, como é o caso na arquitetura e urbanismo, na academia o conceito de conhecimento não está claramente articulado. Entretanto, algumas das características do conceito de conhecimento parece incluir a valorização da subjetividade; a pluralidade de interpretação; objetos os quais encorpam significados; e aquilo que não pode ser expresso por meio da linguagem. Esses valores correm na contracorrente dos modelos tradicionais de conhecimento e pesquisa que, pela lógica de sua linguagem especial, valorizam a objetividade, a singularidade de interpretação, experimentos a incorporarem explicações teóricas e conceitos que podem ser defendidos coerentemente pelo uso das palavras. Existe, portanto, um problema em representar e justificar pesquisa desenvolvida em áreas de prática projetual, em formatos reconhecidos e valorizados na academia. O presente artigo apresenta um subgrupo de pesquisa acadêmica, particular às áreas de prática projetual - Practice-based Research - como sendo problemático e apresenta discussões correntes a respeito da melhor maneira de abordar resultados considerados não-tradicionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AHRC, Research Funding Guide 2006/7. Bristol: AHRC, 2007.

BIGGS, M. A. R. Learning from experience: Approaches to the experiential component of practicebased research. Forskning-Reflektion-Utveckling. Estocolmo: H. Karlsson Swedish Research Council, 2004.

BIGGS, M. A. R.; BÜCHLER, D. M. Rigour and Practice-based Research. Design Issues, CambridgeMassachusetts, v. 23, n. 3, p. 62-69, 2007.

BIGGS, M. A. R.; BÜCHLER, D. M. Architectural Practice and Academic Research. Nordic Journal of Architectural Research, Cambridge-Massachusetts, v. 20, n. 1, p. 83-94, 2008. BIGGS, M. A. R.; BÜCHLER, D. M. Eight criteria for Practice-based Research in the creative and cultural industries. Art, Design and Communication in Higher Education, Cambridge-Massachusetts, v. 7, n. 1, p. 5-18, 2008.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. Tradução de B. Massumi. Londres: Athlone Press, 1988.

FRIEDMAN, K. Art, design and research: The new challenges of the making disciplines. In: REFSUM, G; BUTENSCHON, P. Kunsthøgskolen I Oslo Årsbok 2004. Oslo: National College of the Arts, 2004.

GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: The dynamics of science and research in contemporary societies. Londres: Sage Publications, 1994.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Paradigmatic controversies, contradictions and emerging confluences. In: DENZIN, N. M; LINCOLN, Y. Sage handbook of qualitative research. Londres: Sage, 2005.

KATINSKY, J. R. Considerações sobre o curso de pós-graduação da FAUUSP. Revista Pós, São Paulo, n. 1, p. 90-99, 2000.

KATINSKY, J. R. Pesquisa academica na FAUUSP. Revista Pós, São Paulo, n. 1, p. 72, 2005.

LAMPARELLI, C. M. Metodologia de pesquisa aplicada à arquitetura e ao urbanismo: Uma experiência pedagógica no programa de mestrado da FAUUSP. Cadernos de pesquisa LAP, São Paulo, n. 15, p. 1-61, 1997.

NEWBURY, D. Knowledge and Research in Art and Design. Design Studies, Amsterdã, 17, n. 2, p. 215-219, 1996.

PERRONE, R. A. C. A pesquisa em projeto e o projeto como pesquisa. Apresentações/Ponências do XIX CLEFA. São Paulo: UPM/UDEFAL/UDUAL, p. 255-257, 2001.

POLANYI, M. Personal knowledge: Towards a post-critical philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1974.

RAE. Panel criteria and working methods. Londres: RAE, 2006.

SAMPAIO, M. R. A. Teses e dissertações sobre habitação na pós-graduação da FAUUSP – 1972/1999. USP abre suas portas a São Paulo através de três novos edifícios. Revista Pós, São Paulo, n. 8, p. 100-115, 2000.

SANOVICZ, A.V. A pesquisa na área de projeto. Natureza e prioridades In: SEMINÁRIO NATUREZA E PRIORIDADES DA PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO FAUUSP, 1990, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 1990.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: How professionals think in action. Londres: Arena, 1991. SCRIVENER, S. The practical implications of applying a theory of practice based research: A case study. Working papers in art and design, Hatfield, n. 3, 2004. Disponível em: http://sitem.herts.ac/.

SEGAWA, H.; CREMA, A.; GAVA, M. Revistas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e Design: A divergência de perspectivas. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, 2003, p. 120-127.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Londres: Sage Publications, 1990.

UKCGE. Practice-based doctorates in the creative and performing arts and design. Londres: UKCGE, 1997.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus logico-philosophicus. Tradução de D. Pears. Londres: Routledge, 1971.

WOOD, J. The culture of academic rigour: does design research really need it? The Design Journal, Londres, n. 1, p. 44-57, 2000.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Büchler, D., & Biggs, M. (2009). La retórica del proyecto y el contexto de la academia. PosFAUUSP, 26, 168-183. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i26p168-183