Indeléveis rastros

Autores

  • Igor Guatelli

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i28p144-156

Palavras-chave:

Diferir, suplemento, ser-com, ser-para-si-mesmo, articulação, interferência, programa

Resumo

A partir de um projeto de Zaha Hadid em Viena, pretende-se discutir as possibilidades de deslimitação do objeto arquitetônico e os possíveis processos de mediação e amálgama com a cidade, e de qual maneira a arquitetura poderia incorporar essa questão no fazer projetual. Parte da premissa da importância de micropolíticas urbanas que se formam e desfazem-se a partir de rastros, o "quase" ausente capaz de produzir diferenças pela mistura, pelo contágio e pelo movimento, parecendo-nos mostrar que tão importante quanto a proxemia, relações de proximidade e fusão é a diastemia, relações baseadas em contaminações pela irradiação, que podem se dar em diferentes graus de intensidade. Aqui, o rastro como uma condição frágil necessária para o surgimento da alteridade. O "além-do-ser" a surgir proveniente daquilo que parece sempre não mais estar lá, seja como uma presença quase ausente (desativada), "invisível", ou como movimento de contaminação suplementar - e conseqüente superação daquilo que parece ser da "natureza" ou próprio de algo - do objeto e/ou territorial, a hibridização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs – Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Correa. São Paulo: Ed 34, v. 11, 1995.

DERRIDA, Jacques. Psyche – Inventions of the other. Tradução da Board of Trustees of the Leland Stanford Junior University. Califórnia: Stanford University Press, v. II, 2008.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DERRIDA, Jacques. La verdad em pintura. Tradução de Maria Cecília Gonzáles y Dardo Scavino. Barcelona: Ediciones Paidós, 2001.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Tradução de Joaquim Torres Cintra e Antonio M. Magalhães. Campinas: Papirus, 1991.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão, guerra e democracia na era do Império. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

JOSEPH, Isaac. El transeunte y el espacio urbano. Tradução de Alberto L. Bixio. Barcelona: Gedisa Editorial, 2002.

MUÑOZ, Francesc. Paisajes banales: bienvenidos a la sociedad del espectáculo. In: SOLÀ-

MORALES, Ignasi de; XAVIER, Costa (EE.). Metrópolis. Barcelona: Gustavo Gilli, 2005.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos