Suburbia, metropolitanismo no Portugal contemporâneo

Autores

  • Paulo Tormenta Pinto CET; DINAMIA; Centro de Investigação em Arquitetura e Áreas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p44-54

Palavras-chave:

Metropolitanismo, Subúrbio, Portugal

Resumo

Vania Toledo fotografou os atores e celebridades brasileiras que mapearam o imaginário português, nos primeiros anos que se seguiram à revolução de 25 de abril de 1974. Essa influência social é análoga a uma nova aspiração urbana. Apenas a periferia continha amplitude espacial necessária para o desenvolvimento de uma nova tipologia de vida. É esse desejo de progresso que orientará, de modo afirmativo e otimista, a sedimentação do Estado português, ao longo das décadas que se seguiram à revolução de 25 de abril de 1974. A economia nacional é, então, norteada em um percurso que conduzirá à integração do Estado na União Europeia, em 1986, estruturando-se, por essa via, em crescente abertura às lógicas de mercado, toda a base da política interna. Nesse contexto, verifica-se o alastramento urbano das cidades para as suas áreas suburbanas, transformando o território em uma mancha, algo indistinta, de aglomerados anônimos que se sobrepuseram aos campos, criando, em desmesura, o conceito de área metropolitana. A crença em uma certa tangibilidade do processo e das obras, também motivada pela pequena dimensão dos gabinetes de arquitetura, manteve o debate erudito afastado da opinião pública, centrando-se na pequena escala e no melhor compromisso entre as reais possibilidades da economia nacional e o crescimento avassalador do subúrbio. Siza Vieira referencia, de modo determinante, a linha de rumo da arquitetura portuguesa nesse período. A sua obra, materializada na precisão do desenho, agregou o discurso dos arquitetos portugueses. A sobriedade da arquitetura de Siza, associada à contenção na utilização de materiais de série, aguentou uma suposta apropriação mais icônica de seu trabalho. A imponência foi substituída por um desejo de delicadeza, orientado em torno de referências formais, sintetizadas a partir de uma arqueologia da arquitetura em si mesma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DELEUZE, Gilles. El pliegue. Barcelona: Ediciones Paidos, 1989.

DOMINGUES, Álvaro. Cidade e Democracia, 30 anos de transformação urbana em Portugal. Lisboa: Universidade de Aveiro, 2006.

CARVALHO, Ricardo (Ed.). JÁ - Jornal dos Arquitectos, Lisboa: Ordem dos Arquiteto, n. 225, out.-dez. 2006.

FIGUEIRA, Jorge (Coord.) Álvaro Siza Modern Redux. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2008. Catálogo de exposição no Instituto Tomie Ohtake.

FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem: Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

GUERRA, Isabel; MATEUS, Augusto; PORTAS, Nuno. Plano Estratégico de Habitação 2008-2013. São Paulo: Instituto de Habitação e Reabilitação, 2008. (Relatórios 1, 2 e 3).

MOURA, Diógenes (Coord.). Vânia Toledo: Diário de bolsa: Instantâneos do Olhar. Fotografias. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008. Catálogo de exposição.

SOLÀ-MORALES, Ignasi. Diferencias. Topografía de la arquitectura contemporánea. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1995.

SOLÀ-MORALES, Ignasi. Territórios. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2006.

TOLEDO, Vania. Meu vício é você... In: MOURA, Diógenes (Coord.). Vânia Toledo: Diário de bolsa: instantâneos do olhar: fotografias. São Paulo, 2008. p. 77. Catálogo de exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

TRIAS, Eugénio. Lógica del limite. Barcelona: Ensayos; Destino, 1991.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pinto, P. T. (2011). Suburbia, metropolitanismo no Portugal contemporâneo. PosFAUUSP, 18(30), 44-54. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p44-54