O bequinho e a fita: análise de dados vs. exploração formal

Autores

  • Hilton Berredo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Guilherme Lassance Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p154-167

Palavras-chave:

Experiência pedagógica, Análise de dados, Exploração formal, Formalismo, Ensino de projeto, Ensino da forma

Resumo

Este artigo relata uma experiência pedagógica de observação de processos não-orientados de projeto, de dois grupos de estudantes de arquitetura de sexto período, em que se constatou: enquanto um grupo, que partiu da análise de dados objetivos, gerou um projeto que pode ser qualificado como "formalista", pelo privilégio que deu à forma em detrimento das demais condicionantes do projeto, o outro, que partiu da exploração formal, chegou a um resultado equilibrado, enquanto síntese das condicionantes do projeto, o que levanta questões importantes sobre o papel da forma no ensino de projeto.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Berredo, H., & Lassance, G. (2011). O bequinho e a fita: análise de dados vs. exploração formal. PosFAUUSP, 18(30), 154-167. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i30p154-167