Brejos, vielas, escadas: um bairro-jardim e suas águas

Autores

  • Vladimir Bartalini Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p26-43

Palavras-chave:

Água e paisagem. Bairros-jardins. Córregos ocultos. Espaços livres públicos.

Resumo

O artigo versa sobre as feições paisagísticas associadas à presença da água no Jardim Felicidade, um bairro-jardim projetado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira, no início da década de 1960, na margem direita do ribeirão Pirituba, São Paulo. Os espaços livres relacionados à presença da água, os dispositivos projetados para seu escoamento, as posteriores ocultações de córregos e drenagens de brejos são o foco de interesse deste estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vladimir Bartalini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    Graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação. Desenvolve, desde 2004, pesquisa sobre “córregos ocultos” em São Paulo, no Laboratório Paisagem, Arte e Cultura – LABPARC, do qual é membro fundador. Conta com experiência profissional em projetos e consultorias em paisagismo, atuando, principalmente, em espaços livres públicos. Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Projetos (AUP).

Referências

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Aroldo. A cidade de São Paulo – Estudo de geografia urbana – vol. III – Aspectos da metrópole paulistana. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.

BRUNO, Ernani Silva. História e tradições da cidade de São Paulo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1954.

KAWAI, Célia Seri. Os loteamentos de traçado orgânico realizados no município de São Paulo na primeira metade do século XX. 2000. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Geografia, Universidade de São paulo, 2000.

SÃO PAULO (Cidade). Prefeitura do Município de São Paulo. O urbanismo do engenheiro Jorge de Macedo Vieira. São Paulo, out. 1999 a fev. 2000. Catálogo de exposição homônima na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

REFERÊNCIAS CARTOGRÁFICAS

EMPRESA SARA BRASIL (São Paulo, SP). Mappa Topographico do Município de São Paulo, 1930.

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Município de São Paulo, levantamento aerofotogramétrico executado por Vasp Aerofotogrametria S.A. e Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul S.A. São Paulo: IGC, 1952-1959. Fotografia aérea.

ARQUIVOS CONSULTADOS

• Cadastro de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da PMSP.

• Departamento de Cadastro Setorial (Case) da Secretaria Municipal da Habitação da PMSP.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bartalini, V. (2012). Brejos, vielas, escadas: um bairro-jardim e suas águas. PosFAUUSP, 19(31), 26-43. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p26-43