O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e urbanismo

Autores

  • Sylvia Adriana Dobry-Pronsato Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p178-199

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Arquitetura e Urbanismo. Ensino. Participação. Democracia.

Resumo

O Taller Total1 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, foi uma proposta de ensino considerada pioneira, que vigorou entre os anos 70 e 76. Discute-se essa experiência como parte do debate sobre ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960 e 1970, e que revalorizava o pensamento da Bauhaus. O taller foi desenvolvido a partir de três premissas fundamentais: a arquitetura é uma área de caráter prioritariamente social; seu ensino deve partir da análise da sociedade e de suas necessidades; sua gestão deve ser democrática e participativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sylvia Adriana Dobry-Pronsato, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP.
    Graduada pela Facultad de Arquitectura y Urbanismo da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, revalidação FAU/USP. Mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho.

Referências

BARONE, Ana Claudia Castilho. Team 10: Arquitetura como crítica. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2002.

DELICH, F. Crisis y Protesto Social. Córdoba (Argentina): FAU-UNC, 1969.

DIRECCIÓN DE PLANEAMIENTO. Departamento de estadística. Síntesis estadística universitaria 1968-1976. Córdoba, (Argentina): U.N.C., 1976.

ELKIN, Benjamín. Taller total, una experiencia educativa democrática en la Universidad Nacional de Córdoba. Córdoba (Argentina): Ed. Ferreyra, 2000.

EQUIPE DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DO TALLER TOTAL. La experiencia Del Taller Total., 1971. Disponível em: http://tlps.com.ar/blog/wpcontent/archivos/1971_Los%20Libros%20n23_universidad%20y%20lucha%20de%20clases.pdf. Acesso em: 25 nov. 2011.

FERREIRA CENTENO, Raul. El Croquis. Córdoba (Argentina), 1973.

FONTAN, Juan Carlos; NOVILLO CORVALAN, Marcelo. La facultad de Arquitectura e Urbanismo. Córdoba (Argentina): Universidad Nacional de Córdoba, 1971.

FRAMPTON, Kenneth. Evolución del concepto de vivienda 1870-1970. Summa, Buenos Aires, n. 86, febr. 1975.

LAMFRI, Nora Z. Urdimimbres. El Taller Total: Un estudio de caso. 2007. Dissertação de mestrado – Centro de Estudios Avanzados. U.N.C. Córdoba (Argentina), 2007.

MARTINEZ, Silvia Alicia. Memória de Professores: Experiências pedagógicas universitárias na Argentina (1968-1976). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2000.

NOVILLO, Rodolfo. (org.). Arquitectos que no fueron. Estudiantes y egresados de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de Córdoba asesinados y desaparecidos por el terrorismo de Estado, 1975-1983. Córdoba: Imprenta de la Municipalidad de Córdoba - Comisión de Homenaje, FAUDI-UNC, 2008.

PEREIRA, Miguel Alves. Arquitetura: cultura, formação, prática e política profissional. São Paulo: Pini, 2005.

PRONSATO, Sylvia A.Dobry. Para quem e com quem: ensino de Arquitetura e Urbanismo. 2008. 319p. Tese de doutorado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo , Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dobry-Pronsato, S. A. (2012). O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e urbanismo. PosFAUUSP, 19(31), 178-199. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p178-199