Adolf Loos: uma alegoria da modernidade

Autores

  • Matteo Santi Cremasco Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i32p80-89

Palavras-chave:

Adolf Loos, modernidade, modernismo, arquitetura moderna.

Resumo

Este ensaio apresenta a ideia de modernidade desenvolvida por AdolfLoos em quatro textos do começo do século 20 – De um pobrehomem rico, Ornamento e delito, Arquitetura e Os supérfluos –,destacando três pontos fundamentais de sua argumentação: a purezada arte e da arquitetura, a liberdade dos homens, e o progresso dahistória, assim como sua relação com as filosofias de Immanuel Kante de Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

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Biografia do Autor

  • Matteo Santi Cremasco, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    É arquiteto e urbanista, graduado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

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Publicado

2012-12-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cremasco, M. S. (2012). Adolf Loos: uma alegoria da modernidade. PosFAUUSP, 19(32), 80-89. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i32p80-89