A pedagogia estética e as representações de ambiência: os periódicos de arquitetura no final do século 20 no Brasil

Autores

  • Rafael Alves Pinto Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i33p216-227

Palavras-chave:

Imaginário. Imprensa. Periódicos. Periódicos – Arquitetura de interiores.

Resumo

A preocupação em manter os consumidores devidamente informados sobre os padrões de gosto vigentes foi uma constante em praticamente todo o periodismo temático, e continuou inalteradamente imersa na “condição” pós-moderna, partir da década de 1980. Para as revistas dedicadas à Arquitetura e voltadas ao grande público – como Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção –, esse fenômeno tomou particularidades de um ecletismo enciclopédico, no final do século 20, no Brasil. Com isto, conseguiram manter-se dentro do grupo seleto de publicações classificadas como “ditadoras do gosto”, produzidas em São Paulo, mas que irradiavam para todo o País.

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Biografia do Autor

  • Rafael Alves Pinto Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
    Arquiteto, mestre em Cultura Visual e doutor em História pela UFG. Artigo resultante da tese de doutorado: Casas de sonho – A cultura de morar no Brasil nas páginas de Casa e Jardim, Casa Cláudia e Arquitetura & Construção

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Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pinto Júnior, R. A. (2013). A pedagogia estética e as representações de ambiência: os periódicos de arquitetura no final do século 20 no Brasil. PosFAUUSP, 20(33), 216-227. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i33p216-227