Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97Palavras-chave:
Tecnologias de projeto. Projeto digital. Arquitetura contemporânea. Projeto de arquitetura (Ensino). Técnicas digitais.Resumo
A adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.Downloads
Referências
ALTOMONTE, Sergio. Framework for curriculum development. Nottingham: Educate, 2012. 66 p.
ALVES, Eva Maria. Comunidade Novo Glicério. 2011. Disponível em: http://comunidadenovoglicerio.blogspot.com.br/search/label/1º%20Sobre%20%20ONG. Acesso em: 15 out. 2012.
AMORIM, Ariovaldo. L. Impacto das novas tecnologias nos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. In: SEMINÁRIO NACIONAL A INFORMATICA NO ENSINO DE ARQUITETURA, 1., 1995, Salvador. Anais... Salvador : FAUFBA, 1995. v. único.
BEAURECUEIL, Anne Save de; LEE, Franklin. (Eds). Articulated grounds: mediating environment and culture. Londres: AA Publications, 2009a. 160 p. (A.A. Agendas. n. 7).
BEAURECUEIL, Anne Save de; LEE, Franklin. Articulating environmental grounds. Architectural Design, n. 79, 2009b, p. 120–123.
BEAURECUEIL, Anne Save de. Programa da disciplina Responsive Architecture: tópicos Especiais. Unicamp. 2012.
BIE - Buck Institute for Education. 2013. Disponível em: http://www.bie.org/about/what_is_pbl. Acesso em: 27 abr. 2013.
BRIDGES, Alan. A critical review of problem based learning in architectural education. In: eCAADe CONFERENCE, 24., Volos, Greece. Proceedings: Comunicating Space(s). Volos: eCAADe, 2006. p. 182-189.
CELANI, Gabriela; SEDREZ, Maycon. Entrevista com Anne Save de Beaurecueil. Entrevista, [on-line], São Paulo, jul. 2013. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/14.055/4776?page=7.
CELANI, Gabriela. Beyond analysis and representation. In: CAD: a new computational approach to design education. 2002. 202 f. Tese (Doutorado em Architecture: Design and Computation) Massachusetts Institute of Technology, Cambridge: MIT, 2002.
CEPEDA, Francisco Javier. Designing a problem-based learning course of mathematics for architects. Nexus Network Journal , v. 7, n. 1, p. 42-47, 1 abr. 2005.
ENGEL, Heino; RAPSON, Ralph. Tragsysteme = Structure Systems. Stuttgart: Hatje, 1977. 352 p.
FISCHER, Thomas; HERR, Christiane M. Teaching Generative Design. In: INTERNATIONAL GENERATIVE ART CONFERENCE, 4., 2001, Milano. Proceedings... Milano : Politecnico di Milano, 2001.
KNOBEL, Marcelo. Programa Professor Especialista Visitante em Graduação – PPEVG. 2012. Disponível em: www.prg.unicamp.br/hotsites/ppevg/. Acesso em: 15 out. 2012.
KOLAREVIC, Branko. Architecture in the digital age: design and manufacturing. New York: Taylor & Francis, 2003. 320 p.
LAWSON, Bryan; DORST, Kees. How designers think: the design process demystified. Oxford: Elsevier, 2005. 321 p.
MARKHAM, Thom; LARMMER, John; RAVITZ, Jason (org.) Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores do ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 200 p.
MEREDITH, Michael. From control to design: parametric/algorithmic architecture. Barcelona: Actar, 2008. 239 p.
OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, n. 27, 2006, p. 229-265.
OXMAN, Rivka. Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. Design Studies, n. 29, 2008, p. 99-120.
OXMAN, Rivka. Digital design didactics: re-thinking design theory, methodology and pedagogy. In: STEINO, Nicolai; ÖZKAR, Mine (Org.). Shaping design teaching: explorations into the teaching of form. Aalborg: Aalborg University Press, 2012. 224 p.
POTTMANN, Helmut et al. Renzo Piano Building Workshop: in search of a balance. Process: Architecture. n. 100. 1992. 258 p.
ROCHA, Altino João M. Architecture Theory 1960-1980: emergence of a computational perspective. 350 p. Tese (Doutorado em Arquitetura) Massachusetts Institute of Technology. Cambridge: MIT, 2004.
STEINO, Nicolai; ÖZKAR, Mine (Org.). Shaping design teaching: explorations into the teaching of form. Aalborg: Aalborg University Press, 2012. 224 p.
TERZIDIS, Kostas. Algorithmic Architecture. London: Elsevier, 2006.176 p.
TIDAFI, Temy; IORDANOVA, Ivanka. Experimental approach in an architectural design studio: how digital technologies could change a design process. In: eCAADe CONFERENCE, 24., Proceedings: Comunicating Space(s). 2006, Volos, Greece: eCAADe, 2006. p. 852-858.
UPITIS, Alise. Nature normative: the design methods movement, 1944-1967. 564 p. Tese (Doutorado em Arquitetura). Massachusetts Institute of Technology, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais