O destino do centro histórico de Nápoles, em quarenta anos de debates e propostas projetuais: do plano de 1971, ao grande programa UNESCO

Autores

  • Andrea Pane Universitá degli Studi di Napoli Federico II. Facoltà di Architettura.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p219-244

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Biografia do Autor

  • Andrea Pane, Universitá degli Studi di Napoli Federico II. Facoltà di Architettura.
    É arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Nápoles Frederico II (1998), especializando-se em questões ligadas à preservação de bens culturais, campo em que fez seu doutorado, na mesma Universidade (2003), com tese intitulada Fortuna critica di Gustavo Giovannoni e del suo contributo alla ‘questione dei vecchi centri’ (orientadora: Prof. Dra. S. Casiello). Em 2010, ingressou como docente nas disciplinas de Restauro da Faculdade de Arquitetura da Universidade Frederico II, com a qual colaborava desde 1999. Ensina tanto na graduação, quanto no curso de especialização, além de atuar no programa de doutorado. Tendo vencido concurso público, também trabalhou, em 2010, para a Superintendência de Bens Arquitetônicos e Paisagísticos para a província de Bari. Participou de diversos estudos de factibilidade para fins de restauro de edifícios (como para o Castelo de Carlos V em Capua e o Castelcapuano e a Arena Flegrea em Nápoles) e de áreas mais vastas (área de Crapolla, na península de Sorrento, e da cidade de Apice), além de concursos de projetos de restauro. Participou de mais de 40 congressos nacionais e internacionais sobre questões de preservação, tendo mais de 60 publicações na área, com especial interesse pelas questões teóricas de restauração e pela preservação na escala urbana, articulando também essa problemática no que respeita à acessibilidade em ambientes e edifícios de interesse cultural.

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Publicado

2014-09-10

Edição

Seção

Conferência na FAUUSP

Como Citar

Pane, A. (2014). O destino do centro histórico de Nápoles, em quarenta anos de debates e propostas projetuais: do plano de 1971, ao grande programa UNESCO. PosFAUUSP, 21(35), 219-244. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p219-244