De terra, pedra e palavra: uma construção de memória em São Paulo - o Pátio do Colégio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.170184

Palavras-chave:

Monumento, Memória, Pátio do Colégio, Artes visuais

Resumo

Vivemos uma proliferação da espacialização da memória nas cidades durante o século XX. A produção de monumentos e a conversão de edifícios de sítios históricos em museus refletiram os anseios nacionais e de elites locais na solidificação de valores por meio de determinados recortes históricos. A crise em relação aos monumentos e lugares de memória tradicionais revela a emergência contemporânea por outras narrativas históricas, a reivindicação de renovados usos do espaço da cidade e a luta por mais igualdade social. Este trabalho parte de uma reflexão acerca do conceito de monumento nas políticas patrimoniais e na construção das memórias na esfera pública, tomando como objeto de estudo o Pátio do Colégio, logradouro de fundação da cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erica Ferrari, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Artista visual e pesquisadora. Mestranda em Poéticas Visuais do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo com Habilitação em Escultura. Pesquisadora associada ao Forum Permanente - plataforma colaborativa de ação e mediação cultural - e ao LabOUTROS - Laboratório do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU USP.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade - UNESP, 2006.

CRIMP, Douglas. Sob as ruínas do museu. São Paulo: Editora Martins Fontes, 20015.

FORTUNATO, Ivan. A réplica no Pateo do Collegio: simulacro ou memória? Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro: Unirio | MAST - vol.10, no2, 2017.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HATUKA, Tali. A obsessão com a memória. Tradução: Carlos Szlak. In: CYMBALISTA, Renato; FELDMAN, Sarah e KÜHL, Beatriz (orgs). Patrimônio cultural, memória e intervenção urbana. São Paulo: Anna Blume, 2017.

KOOLHAS, Rem. Preservation Is Overtaking Us. Columbia: Columbia Gsapp Books on Architecture, 2014.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

LIMA, Solange Ferraz de. Pátio do Colégio, Largo do Palácio. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 61/82. p. 61-82 (1998-1999). Editado em 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v6-7n1/04.pdf>

LOMONACO, Maria Aparecida. O Pátio do colégio: um lugar de muitas memórias. In: BUENO, Eduardo (Org.) Os nascimentos de São Paulo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História PUC SP, n. 10, dez. 1993.

TOLEDO, Benedito Lima de. São Paulo: três cidades em um século. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

UHLE, Ana Rita. Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo. Anais do Museu Paulista. vol.23 no.2. São Paulo July/Dec. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142015000200139>

WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ferrari, E. (2021). De terra, pedra e palavra: uma construção de memória em São Paulo - o Pátio do Colégio. PosFAUUSP, 28(53), e170184. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.170184

Dados de financiamento