Entre volutas, talões e contravolutas: o “informe” na historiografia da Igreja Jesuítica de Santo Alexandre em Belém do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.174812

Palavras-chave:

Informe, Igreja de Santo Alexandre, arquitetura jesuítica, Amazônia Colonial, hibridismos culturais

Resumo

O artigo analisa estudos de caso historiográficos sobre os elementos compostos por volutas, talões e contravolutas presentes no frontão da fachada principal da Igreja Jesuítica de Santo Alexandre em Belém do Pará. Busca, a partir de uma perspectiva decolonialista, rever as matrizes epistemológicas e historiográficas das obras de John Bury (1991), Lúcio Costa (1941), Joaquim José Codina (1784) e Philip L. Goodwin (1943, no catálogo da exposição Brazil
Builds do MoMA, em Nova York). Objetiva contribuir para a lacuna teórica na historiografia de objetos artísticos frutos de hibridismos e intercâmbios culturais no contexto da atuação da Companhia de Jesus na Amazônia Colonial, além de discutir possibilidades metodológicas contemporâneas
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Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nunes, M. C. (2021). Entre volutas, talões e contravolutas: o “informe” na historiografia da Igreja Jesuítica de Santo Alexandre em Belém do Pará. PosFAUUSP, 28(52), e174812. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.174812