Cidade ausente: interdisciplinaridade de um sentimento urbano entre a música e a migração brasileira

Autores

  • Gisela Cunha Viana Leonelli Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP http://orcid.org/0000-0002-2371-3092
  • Rafael Baldam Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v23i41p76-89

Palavras-chave:

Urbanização brasileira. Música popular brasileira. Migração. Representação social. Transdisciplinariedade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa científica onde a música é entendida como representação social dos conflitos vividos na cidade. É proposta uma metodologia transdisciplinar que adota a complementaridade entre o campo de investigação de pesquisas urbanas e o campo de análise musical, pela qual são avaliados dois exemplares da música popular brasileira. Os impactos sociais da migração, trazidos pelos processos de urbanização brasileiros nas décadas de 1960-1970, são os temas tratados nas músicas e identificados pela pesquisa. A análise musical permitiu constatar que as escolhas melódicas e harmônicas definidas pelos compositores intensificam o discurso presente nas letras das músicas e constroem a caracterização do “sentimento urbano” que as canções representam. Como resultado, o artigo demonstra que os estudos sobre os processos urbanos podem ser enriquecidos a partir de abordagens transdisciplinares de investigação.

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cidade ausente: interdisciplinaridade de um sentimento urbano entre a música e a migração brasileira. (2016). PosFAUUSP, 23(41), 76-89. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v23i41p76-89