Processo de construção das dimensões norteadoras para projetos interativos escolares: a fundamentação na percepção espacial de alunos com restrições visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.164817

Palavras-chave:

Percepção espacial, Interação espacial, Alunos com restrições visuais, Projetos interativos, Inclusão escolar

Resumo

O artigo trata da Percepção Espacial, investigada sob a ótica dos projetos escolares focados nos alunos com restrições visuais do Ensino Fundamental, tendo seus estudos iniciados no curso de Mestrado, culminando na conclusão da Tese de Doutoramento de uma das autoras. Demonstra parte do processo de construção do Sistema Norteador de Projetos Interativos, essencialmente, a estruturação das dimensões norteadoras de um dos seus elementos estruturadores basilares, a Percepção Espacial. Focada nos seus propósitos, a pesquisa foi concretizada, sob um processo sistêmico, em três etapas: Conceitualização, Estruturação e Legitimação, orientadas pelo Design de Interação e aplicação de técnicas de pesquisas, tais como, a Análise de Conteúdo e Análise do Conceito. As Dimensões fundamentadas na percepção multissensorial estão alinhadas à proposta dos Projetos Interativos Escolares, os quais possuem como produto, o espaço físico tratado como sistema de artefatos. A pesquisa observa a importância da Interação Espacial em projetos escolares, propondo resultados que favorecem aos leitores interessados no fenômeno tratado. Contempla pesquisadores e profissionais envolvidos no planejamento dos espaços físicos escolares, observando a PE como diretriz de projetos de escolas que buscam beneficiar à Inclusão Escolar, bem como, aqueles que desejem utilizar a orientação teórica e metodológica desta pesquisa para abordar outros contextos.

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Biografia do Autor

  • Andrea de Aguiar Kasper, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

    Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PosARQ)

  • Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP).  Possui graduação em ENGENHARIA INDUSTRIAL pela Universidade Federal de Santa Catarina (1966), mestrado em INDUSTRIAL ENGINEERING - University of Houston System (1972) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é professor associada II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: seguranca industrial, ergonomia, layout, seguranca e projeto de fábrica.

  • Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

    Professora dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PosARQ) e Engenharia de Produção (PPGEP).  Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) na Engenharia de Produção e Arquitetura (PosARQ) da UFSC. Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq), e Ergonomista Pesquisadora (nível Senior) certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO). Atua como Editora Chefe da Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial - IJIE (Iberoamerican Journal of Industrial Engineering). Desenvolve pesquisas nas temáticas: Ergonomia, Saúde e Segurança Ocupacional, Lean-Ergonomics, Tecnologias Assistivas e Envelhecimento Saudável, Arquitetura Inclusiva e Usabilidade.

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Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo de construção das dimensões norteadoras para projetos interativos escolares: a fundamentação na percepção espacial de alunos com restrições visuais. (2020). PosFAUUSP, 27(50), e164817. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.164817