Maquetes no ensino de história da arquitetura: experiências de estágio de ensino na FAUUSP

Autores

  • Paulo Yassuhide Fujioka Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p46-61

Palavras-chave:

Ensino da história da arquitetura, maquetes, metodologia de ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo comentar as atividades desenvolvidas durante os semestres no mestrado e no doutorado, em que colaborei como estagiário do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), no Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, e apresentar propostas como corolário dessa experiência (1996 e 2000/2001).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BASTOS, Rosa. Miniaturas de história – O mundo, sob a ótica da arquitetura, está numa bonita exposição de maquetes feitas por alunos da FAU. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 jul. 1986.

CHING, Francis D. K. Architecture: Form, space and order. Nova York: Van Nostrand-Reinhold, 1979.

CLARK, Roger H.; PAUSE, Michael. Arquitectura – Temas de composición. Cidade do México: Gustavo Gili, 1987.

COSTA, Lúcio. Sobre Arquitetura. Porto Alegre: CEUA, 1962.

GOROVITZ, Matheus. Considerações sobre a natureza do ensino de história da arquitetura na formação profissional: Relato de uma experiência. Revista Pós – Anais do Seminário Nacional. O Estudo da história na formação do arquiteto. São Paulo: FAUUSP, n. especial, p. 135-144, set. 1996.

KATINSKY, Júlio Roberto. Sete proposições sobre história da arquitetura. Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 119-123, 1995.

KATINSKY, Júlio Roberto; MUNARI, Luiz Américo de Souza; LOURENÇO, Maria Cecília França. Projeto de “modelos” tridimensionais para estudantes do curso secundário. São Paulo: FAUUSP, s/d.

LEMOS, Carlos A. C. O estudo da história na formação do arquiteto. Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 34-39, 1995.

MUSCHAMP, Herbert. Piano projeta catedral do The New York Times. Trad. Maria de Lourdes Botelho. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 dez. 2000. Caderno 2, p. 18.

OLIVEIRA, Camila. Pedras lapidadas (sobre o auditório e centro cultural Kursaal Elkagunea em San Sebastian, Espanha). Revista AU – Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Editora Pini, n. 97, p. 66-75, ago./set. 2001.

PINHEIRO, Maria Lúcia Bressan. Por que estudar história da arquitetura? Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 74-76, 1995.

RISSELADA, Max (Org.). Raumplan versus Plan Libre Adolf Loos and Le Corbusier 1919-1930. Delft, Holanda: Delft University Press, 1991.

a BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. Catálogo de exposição. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo e IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, 1997.

a BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. Catálogo de exposição. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo e IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, 1999.

VENTURI, Robert. Complexity and contradiction in architecture. Nova York: MoMA – The Museum of Modern Art, 1968 (ed. orig. 1966).

ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1979.

Downloads

Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maquetes no ensino de história da arquitetura: experiências de estágio de ensino na FAUUSP. (2005). PosFAUUSP, 17, 46-61. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p46-61