O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Contribuição original e inédita

    O trabalho submetido (artigo, resenha ou tradução) é uma contribuição original  e inédita do(s) autor(es), que não foi publicada em nenhum outro periódico ou veículo impresso/online.

  • Estar dentro do tema da Revista

    O referido trabalho (artigo, resenha ou tradução) contempla uma das três áreas das ciências sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política ou Sociologia.

  • Seguir as Normas para publicação

    O trabalho a ser submetido está de acordo com as Normas para Publicação.

    Para baixar as normas na íntegra, clique aqui

  • Ter o(s) colaborador(es) vínculo acadêmico

    Declaro(amos) ser graduando(s) de um curso superior ou estar formado(s) em até 1 ano e não ter(mos) vínculo com nenhum programa de pós-graduação.

    No quarto passo de submissão de trabalhos o colaborador deverá anexar uma cópia de um atestado (em formato .pdf ou .jpg) que comprovea sua ligação e de eventuais co-autores com algum curso superior dentro dos critérios acima.

Diretrizes para Autores

A Primeiros Estudos só aceitará os trabalhos que seguirem estritamente as exigências abaixo. A Comissão Editorial se reserva ao direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, ou que sejam considerados inadequados à nossa proposta editorial.

Os conceitos emitidos em trabalhos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao submeter um trabalho, o autor abre mão de seus direitos autorais voluntariamente. Serão aceitos trabalhos feitos somente por alunos que tenham vínculo ativo com cursos de graduação, ou no máximo um ano da conclusão do curso, que não tenham ingressado em nenhum programa de pós-graduação. Excepcionalmente, a seção Traduções receberá contribuições de pós-graduandos também.

As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido.


Esclarecimentos Procedimentais

1. Chamada de trabalhos

  • A Primeiros Estudos realizará uma chamada de artigos e resenhas por ano. As traduções serão recebidas em fluxo contínuo.

2. Submissão de trabalhos

  • A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site. O autor deve cadastrar-se no site, na opção autor, gerar loginsenha. Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].
  • O processo de submissão divide-se em cinco passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.
  • Os cinco passos são:

1. Início: escolher a Seção (artigos, resenhas ou traduções), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional);

2. Transferência do Manuscrito: anexar o arquivo do trabalho no site e clicar em Transferir;

3. Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver), Título e Resumo, Indexação, e Agências de Fomento (se houver);

4. Transferência de Documentos Suplementares: destinado exclusivamente para envio de comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a graduação. Graduados devem enviar documento que comprove a conclusão do curso há menos de um ano (histórico acadêmico ou comprovante de conclusão);

5. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.