Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes Gerais de submissão

A Primeiros Estudos só aceitará os trabalhos que seguirem estritamente as exigências de submissão. A Comissão Editorial se reserva ao direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, ou que sejam considerados inadequados à nossa proposta editorial.

Os conceitos emitidos em trabalhos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao submeter um trabalho, o autor abre mão de seus direitos autorais voluntariamente. As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas apenas submissões que sigam este modelo de formatação.


Esclarecimentos Procedimentais

1. Chamada de trabalhos

  • A Primeiros Estudos receberá submissões de artigos, ensaios, intervenções artísticas e traduções em fluxo contínuo. A Comissão Editorial também poderá realizar chamadas com prazos específicos caso necessite aumentar o fluxo de submissões (geral ou temática).

2. Submissão de trabalhos

  • A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site. O autor deve cadastrar-se no site, na opção autor, gerar loginsenha. Ao fazer o login, será direcionado à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].
  • O processo de submissão divide-se em quatro passos. O autor deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho. Os campos de preenchimento facultativo serão indicados.
  • Os passos são:
    • a. Início: escolher a Seção (artigos, ensaios, resenhas ou traduções), aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional);
    • b. Transferência do Manuscrito: anexar o arquivo do trabalho no site de acordo com este modelo de formatação e clicar em Transferir;
    • c. Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver), Título e Resumo, Indexação, e Agências de Fomento (se houver);
    • d. Confirmação: verificar os passos anteriores e clicar em Concluir submissão.

3. Formatação Geral

  • Os trabalhos devem ser submetidos em formato .DOC ou .DOCX, de acordo com este modelo de formatação para o formato de Artigos, Ensaios, Resenhas e Traduções. Submissões em outros formatos não seguirão o processo editorial antes da correção.
  • O título e o subtítulo (caso haja, e que deve ser separado por dois pontos “:”) devem somar no máximo 150 caracteres (sem espaço)
  • O título e/ou o subtítulo não devem estar com todas as letras maiúsculas. Ou seja, em vez de “TÍTULO: SUBTÍTULO”, opte por “Título: Subtítulo”.
  • Os elementos supracitados devem ser apresentados com tradução para o inglês e para o espanhol.
  • As referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética, dentro das normas da ABNT (NBR 6023 de 2020).
  • As citações bibliográficas devem usar o sistema autor-data (NBR 10520).
    • Citação direta ou textual: “Se o gênero são os significados culturais assumidos pelo corpo sexuado, não se pode dizer que ele decorra, de um sexo desta ou daquela maneira” (BUTLER, 2003, p. 24). 
    • Citações diretas superiores a três linhas deverão estar em Times New Roman, tamanho 10 e recuo de 4 cm, espaçamento simples entre linhas. 
    • Citação indireta: segundo Butler (2005), o gênero é constituído culturalmente por significados que o corpo assume. 
  • Notas de rodapé são apenas descritivas, não devem ser demasiado longas, devem ser utilizadas com moderação, e devem ser formatadas em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.
  • Não é permitido identificar-se nos trabalhos submetidos, de tal forma que autores não devem colocar seus nomes nem no conteúdo ou no nome do arquivo. Além disso, é preciso remover propriedades e informações pessoais dos arquivos submetidos

3.1 Modalidade de Submissão

Artigos

  • Entre 14 e 27 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas).
  • Resumo e palavras-chave (de 3 a 5) devem somar no máximo 900 caracteres (sem espaço) e devem constar no corpo do texto do arquivo submetido, além de serem inseridos nos campos devidos da plataforma de submissões.
  • Avaliação realizada por dois pareceristas em sistema duplo-cego

Ensaios

  • Entre 5 e 13 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas). 
  • Resumo e palavras-chave (de 3 a 5) devem somar no máximo 900 caracteres (sem espaço) e devem constar no corpo do texto do arquivo submetido, além de serem inseridos nos campos devidos da plataforma de submissões.
  • A avaliação é realizada por um único parecerista em sistema duplo-cego.
  • Nota explicativa: o que é o Ensaio Acadêmico?
    • Uma modalidade de texto bastante usada na academia, especialmente nas áreas de Ciências Humanas, é o ensaio que consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, buscando originalidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Em um ensaio acadêmico, uma tese (ideia principal) é defendida pelo autor ou autores e, portanto, é preciso expressar claramente qual é essa tese. O leitor de um ensaio acadêmico espera ser informado corretamente sobre o tema a ser tratado e como tal tema será trabalhado.Extraído e adaptado de Redação Acadêmica/Unicamp https://sites.google.com/site/am038a/ensaioacad%C3%AAmico [Acessado em agosto de 2022]

Intervenções Artísticas

  • A Revista Primeiros Estudos propõe uma seção voltada para trabalhos de artes visuais (como fotografias, desenhos, pinturas, etc.) que estabeleçam diálogos e reflexões com o campo das ciências sociais.
  • Máximo de 10 imagens.
  • Autores devem submeter um arquivo seguindo as orientações de formatação geral e devem dispor as imagens nas laudas da maneira e na ordem que preferirem. Todas as imagens devem conter legenda (em português, inglês e espanhol). A intervenção deve conter título, entre três a cinco palavras-chaves e texto, de no máximo 2 laudas, que contextualize o trabalho e a/s técnica/s empregada/s além de uma justificativa que delineie a relevância da intervenção no campo das Ciências Sociais. Ademais, é preciso inserir link para pasta online com as imagens utilizadas em alta definição (formato .png).

Resenhas

  • Entre 3 e 10 laudas (a contar do início da introdução ao fim da conclusão, portanto exclusive resumos e referências bibliográficas).
  • Deve conter título original, além da indicação da obra resenhada. O título da resenha (e não da obra resenhada) deve ser traduzido para o inglês e o espanhol obrigatoriamente. A resenha também deve conter palavras-chave (de 3 a 5), com tradução para o inglês e o espanhol obrigatoriamente.
  • Serão aceitas resenhas de livros recentes (publicados até 5 anos) ou de obras excepcionalmente importantes para o campo das ciências sociais, no que pese a avaliação do corpo editorial.
  • A avaliação das resenhas que atendam os critérios acima será realizada por um único parecerista em sistema duplo-cego.

Confira o modelos de formatação para submissão abaixo:

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Contribuição original e inédita

    O trabalho submetido é uma contribuição original  e inédita do(s) autor(es), que não foi publicada nem está em avaliação em nenhum outro periódico ou veículo impresso/online.

  • Seguir as Normas para publicação

    O trabalho a ser submetido está de acordo com as Normas para Publicação.Verifique se cumpriu todas as regras do modelo de formatação. Submeta em .doc ou .docx

  • Estar dentro do tema da Revista

    O referido trabalho (artigo, resenha ou tradução) contempla uma das três áreas das Ciências Sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política ou Sociologia.

Artigos

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Ensaio

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Resenhas

Serão publicadas resenhas de livros completos em qualquer idioma, publicados nos últimos 5 anos, que contemplem uma das 3 (três) áreas das Ciências Sociais;

 As normas para publicações podem ser acessadas aqui. É necessário o cumprimento dessas normas para aceitação do material submetido. Serão aceitas submissões que sigam este modelo de formatação.

Cada resenha será examinada pela Comissão Eitorial que, julgando-a adequada às normas editoriais, a encaminhará para 1 (um) parecerista anônimo, que emitirá o parecer final sobre a publicação;

Traduções

  • Serão aceitas traduções de textos que não possuem versão em português e com relevância para o desenvolvimento de pesquisa e de aprendizado em Ciências Sociais;
  • Os trabalhos elegíveis para tradução serão sugeridos por uma lista em nosso sítio, a qual os colaboradores poderão de candidatar para traduzir;
  • Toda tradução passará por uma avaliação da Comissão Editorial e, se aceita, será enviada a um revisor, que fará a avaliação e as modificações cabíveis para a publicação;
  • Não existe periodicidade para a publicação das traduções.
  • Excepcionalmente nesta seção aceitamos contribuições de graduandos e pós-graduandos.                                                                                               
  • As traduções são recebidas em fluxo contínuo (os textos podem ser submetidos na plataforma a qualquer momento). 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.