Balão não tem destino: uma etnografia das relações de quebrada através das práticas dos baloeiros

Autores

  • Marcos Vinícius Guidotti Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p46-57

Palavras-chave:

Cidade, conflito, moralidades, baloeiros, quebrada

Resumo

Este trabalho apresenta uma etnografia dos Gênios, um grupo de baloeiros, que há quinze anos atuam na zona sul de São Paulo (o local será omitido e o nome da equipe é fictício). Através do estudo, em andamento, das interações cotidianas dos membros desse grupo, estará em foco a heterogeneidade das quebradas (termo utilizado nesses locais para designar territórios como periferias e favelas). Pretende-se dar outras perspectivas das relações de quebrada, que vêm sendo discutidas recentemente na literatura. Essas perspectivas estarão apoiadas agora nas visões de seus moradores, o que ainda é, em grande medida, uma lacuna na bibliografia. A pesquisa de campo, iniciada em 2011, tem revelado como as posições estabelecidas dentro do grupo são expressas e mantidas pelas brincadeiras rotineiras entre os membros da turma; também está em foco a sociabilidade e os conflitos em torno do grupo estudado, inserido em relações diversas com os moradores do bairro, da favela, do crime, além do estado, da mídia e da população de outros espaços da cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinícius Guidotti Silva, Universidade Federal de São Carlos
    Estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cursando o segundo ano de graduação.Pesquisador participante do grupo de pesquisa NaMargem Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar, grupo vinculádo ao CEM (Centro de Estudos da Metrôpole.Orientando do Professor Gabriel de Sants Feltran.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Balão não tem destino: uma etnografia das relações de quebrada através das práticas dos baloeiros. (2013). Primeiros Estudos, 4, 46-57. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p46-57